O Golden cross / Death cross é um dos setups de cruzamento de médias mais conhecidos. Trata-se da estratégia operacional de compra/venda utilizando o cruzamento das médias móveis de 50 e 200 períodos.
Seu nome vem da importância das médias utilizadas, MMS50 e MMS200, pois são médias clássicas, referência para muitos analistas, investidores e traders.
Qual a diferença entre Death Cross e Golden Cross?
A diferença entre um Death Cross (cruz de morte) e Golden Cross (uma cruz de ouro), diga-se de passagem os termos em português não é comumente usado. O oposto Death Cros ocorre com o aparecimento da Golden cross, quando a média móvel de curto prazo de uma ação ou índice se move acima da média móvel de longo prazo.
Resumindo, a média de 200 tem um peso muito grande, pois representa praticamente a média do ano (200 dias úteis), sendo considerada uma média de longo prazo.
Já a média de 50 é considerada uma média de médio prazo, pois representa praticamente a média do trimestre.
Assim, o cruzamento dessas médias tem grande importância, pois indica o sentido da tendência do mercado no longo prazo.
Golden Cross
A Golden Cross ocorre quando uma média móvel de curto prazo cruza uma grande média móvel de longo prazo para cima e é interpretada por analistas e traders como sinal de uma virada definitiva para cima em um mercado. Basicamente, a média de curto prazo tende a subir mais rápido do que a média de longo prazo, até se cruzar.
Existem três fases para uma cruz de ouro (Golden Cross)(:
-Uma tendência de baixa que termina quando as vendas se esgotam
-Um segundo estágio onde a média móvel mais curta cruza a média móvel mais longa
-Finalmente, a tendência de alta contínua, esperançosamente levando a preços mais altos
- Death Cross
Por outro lado, um cruzamento de média móvel de baixa semelhante constitui o cruzamento mortal e é entendido como sinal de uma queda decisiva em um mercado. O Death Cross ocorre quando a média de curto prazo desce e cruza a média de longo prazo, basicamente indo na direção oposta da cruz dourada.
Death Cross precedeu as crises econômicas de 1929, 1938, 1974 e 2008. Muitas vezes apareceu uma cruz da morte, como no verão de 2016, quando se revelou um falso indicador.