Name:  Capturar 1.PNG
Views: 197
Size:  241.3 KB


Atualmente, estamos no meio de uma nova indústria florescente com o desenvolvimento de blockchain.
A tecnologia Blockchain está em um estágio inicial, no entanto, essa tecnologia disruptiva já conseguiu dominar o mundo e experimentou um boom como nenhum outro nos últimos tempos.
Com muitos projetos bem financiados agora ansiosos para construir sua rede de blockchain e implantar aplicativos descentralizados em cima deles, há uma grande escassez de desenvolvedores de blockchain competentes.
Com bilhões sendo canalizados para este setor, o pagamento e a demanda por desenvolvedores de blockchain aumentaram com projetos disputando uns contra os outros para atrair o melhor talento de blockchain que resta no mercado.
Essa corrida do ouro pode fazer com que alguns desenvolvedores se perguntem se eles têm o que é preciso para mergulhar neste setor e, especialmente, quais linguagens de programação são mais procuradas nesse novo setor. Quase todas as linguagens de programação populares são usadas na indústria de blockchain, no entanto, os desenvolvedores devem considerar que tipo de desenvolvimento eles gostariam de realizar, já que diferentes linguagens são usadas para determinados projetos e aplicativos de blockchain.
Aqui está um breve resumo das diferentes linguagens e projetos que os estão utilizando para servir como um entendimento básico e base para aqueles que procuram se aprofundar neste setor.
Solidity - Uma nova e simples linguagem de programação que é popular entre os desenvolvedores Ethereum, pois é a linguagem usada para desenvolver contratos inteligentes Ethereum. Solidity é uma linguagem de programação Turing-completa orientada por contrato e o número de desenvolvedores é estimado em mais de 200.000.
Como Ethereum tomou a dianteira em contratos inteligentes, muitas plataformas de blockchain alternativas estão garantindo que sejam compatíveis com Solidity (ou ERC-20), permitindo assim que contratos inteligentes sejam facilmente portados do Ethereum para suas novas redes de blockchain.
Ethereum - Tecnicamente Ethereum funciona como uma Máquina Virtual Ethereum (EVM) como um “computador mundial” e é composto de várias linguagens, incluindo C ++, Python, Ruby, Go e Java. JavaScript serve como a espinha dorsal do Ethereum, pois funciona como um ambiente de tempo de execução com execução de script.

Name:  Capturar 2.PNG
Views: 85
Size:  15.1 KB

Java - uma linguagem de programação de propósito geral que é concorrente, orientada a objetos e baseada em classes, projetada de forma que Java tenha poucas dependências de implementação. Desde seu lançamento em 1995, Java se tornou uma das 3 principais linguagens de programação e com razão com mais de 9 milhões de desenvolvedores. A rede blockchain central da NEM foi escrita exclusivamente em Java (logo será C ++).

Name:  Capturar 3.PNG
Views: 83
Size:  42.4 KB

C # - Uma linguagem orientada a objetos conhecida por permitir que os desenvolvedores criem aplicativos robustos que são executados no .NET Framework com pelo menos 2 milhões de desenvolvedores em todo o mundo. C # foi desenvolvido em 2000. Desde seu início, tornou-se uma linguagem de programação popular usada para construir um código de plataforma cruzada poderoso que funciona em vários sistemas operacionais, como Windows, Mac, Linux e Android. Projetos blockchain escritos em C # incluem:
• Stratis um provedor Blockchain-as-a-Service apoiado pela Microsoft, permite que as empresas construam seus próprios sistemas blockchain privados.
• NEO foi escrito em C #, no entanto, também oferece suporte a uma variedade de linguagens de programação, como Javascript, Java, Python e Go.

Name:  Capturar 4.PNG
Views: 83
Size:  12.0 KB

Javascript - frequentemente abreviado como JS, é uma linguagem multiparadigma que oferece suporte a estilos de programação orientados a eventos, funcionais e imperativos (incluindo orientados a objetos e baseados em protótipos). É uma das linguagens de programação mais populares do mundo, usada por pelo menos 9,7 milhões de desenvolvedores em todo o mundo.
O SideChain Development Kit (SDK) de Lisk é escrito em JavaScript e permite que os desenvolvedores criem aplicativos na plataforma de blockchain de Lisk.


Name:  Capturar 5.PNG
Views: 81
Size:  7.0 KB


SQL - Structured Query Language ou ‘’ Sequel ’’ é uma linguagem de programação desenvolvida pela IBM usada para se comunicar com bancos de dados que armazenam, consultam e manipulam dados. Existem cerca de 7 milhões de desenvolvedores para SQL hoje. Bancos de dados populares como MySQL, PostgreSQL, SQL Server, DB2, Oracle e outros usam SQL para desenvolver aplicativos. Um projeto blockchain que incorpora SQL é:
• Aergo - uma solução de blockchain pronta para empresas desenvolvida pela Blocko sob sua tecnologia proprietária Coinstack que utiliza contratos inteligentes SQL. A rede Aergo apresenta uma plataforma de contrato inteligente baseada em SQL que permitirá que entidades empresariais criem e executem contratos inteligentes avançados em ambientes de negócios comerciais.

C ++ - Uma linguagem de programação de propósito geral com cerca de 4,4 milhões de desenvolvedores, seu maior ponto forte reside na capacidade de escalar aplicativos com uso intensivo de recursos e permitir que funcionem sem problemas, tornando-se assim uma linguagem de programação muito popular para jogos 3D. Projetos blockchain usando C ++ incluem:
• EOS - C ++ é a principal linguagem de programação de EOS preferida por sua flexibilidade para executar aplicativos extensos no topo do blockchain. EOS também suporta qualquer linguagem que compila em WebAssembly (WASM)
Fato aleatório: a rede do núcleo Bitcoin é programada em C ++.

Golang - Uma linguagem de programação geral de código aberto vagamente baseada na sintaxe da linguagem de programação C, Golang é fácil para os desenvolvedores aprenderem e para os testadores entenderem. Atualmente, existem cerca de 800.000 desenvolvedores na linguagem Golang que é usada pela rede do consórcio:
• HyperLedger Fabric - A maior parte do chaincode (contratos inteligentes criados com HyperLedger Fabrics) é escrita em Golang. Eles também têm um Java SDK para desenvolver aplicativos de blockchain.
Esperançosamente, isto lhe forneceu uma visão geral básica de por onde começar e no que se aprofundar mais se a indústria de blockchain for algo do seu interesse. Não há dúvida de que esse setor continuará a explodir ainda mais na próxima década, à medida que avanços são feitos e casos de uso de adoção reais surgem.