As criptomoedas serão uma parte cada vez mais importante do nosso futuro, e é importante desenvolver o hábito de proteger seus ativos digitais de maneira adequada e saber o que fazer se um dispositivo falhar ou se for roubado.Para ajudá-lo a navegar pelas opções e alguns dos o jargão confuso que vem com eles, nós criamos este guia.


Name:  Capturar 1.PNG
Views: 22
Size:  341.1 KB


Bitcoin e outras criptomoedas permitem a descentralização de toda a situação financeira. Uma das consequências disso é que você passa a ser seu próprio banco. Em vez de deixar um banco cuidar de seu dinheiro - e cobrar uma fortuna por isso - você pode cuidar de seus próprios ativos criptográficos. Mas isso também significa que você deve assumir a responsabilidade pela segurança de suas moedas digitais.
Infelizmente, existem pessoas desonestas por aí fazendo tudo o que podem para se apossar de sua riqueza. À medida que mais pessoas compram e armazenam criptomoedas, os hackers têm mais incentivos para tentar hackear todos os dispositivos que puderem para roubar esses ativos digitais. Eles também estão se tornando mais sofisticados com o tempo.

Tudo isso significa que você precisa levar a sério o armazenamento seguro de seus ativos digitais. Isso também significa que, seja qual for o método de armazenamento escolhido, você precisa de um backup de sua carteira e precisa saber como recuperá-la.
As criptomoedas serão uma parte cada vez mais importante do nosso futuro e é importante desenvolver o hábito de proteger seus ativos digitais de maneira adequada e saber o que fazer se um dispositivo falhar ou for roubado.
Para ajudá-lo a navegar pelas opções e alguns dos jargões confusos que as acompanham, elaboramos este guia.
Conteúdo
• Terminologia
• Qual carteira é a certa para você?
• Todas as maneiras de fazer backup de sua carteira Bitcoin
• Como criptografar um arquivo digital
• Onde você deve armazenar seus arquivos de backup?
• Restaurando Carteira Bitcoin
• Sua Última Vontade e Testamento
• Conclusão
Propaganda
Terminologia
Primeiro, vamos definir alguns dos termos-chave que você encontrará ao comprar, vender ou armazenar Bitcoin:
Carteira: uma carteira é usada para armazenar chaves privadas e públicas. Uma carteira pode ser comparada a uma conta bancária, a um cartão de crédito ou até mesmo à carteira que você tem no bolso. No entanto, ao contrário dessas, uma carteira criptografada não armazena realmente seu Bitcoin, mas sim as chaves que você usa para acessar seu Bitcoin.
Chave pública: uma chave pública é como um número de conta bancária. Este é o endereço que outro remetente usará para enviar Bitcoin para você.
Chave privada: uma chave privada é necessária para acessar seu Bitcoin. Para enviar Bitcoins de sua carteira, você precisará das chaves privada e pública.
Carteira de software: Uma carteira de software é uma carteira que você baixa para um PC, notebook ou dispositivo móvel.
As carteiras de software Bitcoin populares incluem:
• Para Windows: Bitcoin Core, Electrum, ArcBit, Armory
• Para Android: Bitcoin Wallet, Bither, Edge, Electrum, Airbitz
• Para iOS: Edge, Green Address, Bither
Carteira de hardware: uma carteira de hardware é um dispositivo semelhante a um stick USB que permite armazenar suas chaves offline.
Carteiras de hardware populares incluem: Trezor, Ledger Nano S, KeepKey
Hot wallet: Uma hot wallet é qualquer carteira que esteja online. Pode ser uma carteira de software em seus próprios dispositivos ou uma carteira hospedada em uma bolsa ou em outro lugar na nuvem.
Carteira fria: uma carteira fria é uma carteira offline. Armazenamento refrigerado significa manter suas chaves em uma carteira de hardware ou impressas em um pedaço de papel, armazenadas em um cofre ou escondidas em algum lugar.
Backup: Um backup é um arquivo que contém suas chaves privadas e públicas que lhe permitirá restaurar sua carteira se você perder um dispositivo ou se seu disco rígido for danificado.
Qual carteira é a certa para você?
Sua escolha de carteira depende da escolha entre segurança e conveniência. A maneira mais fácil de armazenar Bitcoin é por meio de uma bolsa. No entanto, esse também é o método menos seguro. Quando suas criptomoedas são armazenadas em uma bolsa, você não tem controle sobre suas chaves. Se a troca for hackeada, os hackers podem roubar os ativos pertencentes a todos os clientes da troca, incluindo o seu.
No outro extremo do espectro estão as carteiras de hardware e as carteiras de papel. Se seus ativos são armazenados offline, os hackers não podem obtê-los. Mas isso também significa que você precisa assumir total responsabilidade por armazenar suas chaves onde ninguém possa obtê-las.
Se você possui muito pouco em termos de Bitcoin, uma troca é provavelmente o caminho a percorrer. Se perder seu Bitcoin for um grande problema, uma carteira de software é uma opção melhor. E, se seus ativos criptográficos valem uma quantia considerável, você desejará manter a maior parte desses ativos offline, seja em uma carteira de hardware ou em uma carteira de papel armazenada com segurança.
Todas as maneiras de fazer backup de sua carteira Bitcoin.


Uma das desvantagens dos livros-razão descentralizados é que você não pode recuperar uma senha perdida. Se você perder a senha do site ou se esquecer o código PIN de uma conta bancária, sempre existe uma maneira de redefinir essa senha.
As chaves públicas são como números de contas bancárias em um blockchain, e as chaves privadas são as senhas para acessar essas contas. O problema é que, se você perder, não há ninguém a quem recorrer. Se você perder o dispositivo que armazena essas chaves, elas desaparecerão para sempre, assim como seu Bitcoin. Portanto, você deve sempre fazer backup de sua carteira.
Existem várias maneiras de fazer backup de sua carteira, sendo as seguintes as mais populares:
Frase inicial: a maioria dos softwares de carteira inclui um processo de recuperação. O software irá gerar uma frase semente, que você precisa anotar e armazenar em algum lugar seguro. Se por algum motivo você perder sua carteira, pode usar esta frase para recuperá-la.
Uma frase-semente terá a seguinte aparência:
lagarto de açúcar magro prever estado bonito ativo estranho informar açúcar no sangue civil
As palavras precisam estar na ordem exata em que são geradas. Para a maioria das carteiras, se você perder sua senha, ela não poderá ser recuperada ou redefinida; no entanto, se você perder a senha, poderá recuperar a carteira usando a frase-semente.
Arquivo de texto: As carteiras de software têm uma função que permite exportar suas chaves. Em algumas carteiras, a função é rotulada como carteira de backup, enquanto em outras é rotulada como chaves de exportação. Ao fazer backup de arquivos, é uma boa ideia desconectar seu computador da Internet antes de fazer isso.
Na carteira Electrum, a função está em Carteira> Chaves Privadas> Exportar e tem a seguinte aparência:

Carteira Electrum - exportando chaves privadas
Depois de clicar em Exportar, você poderá escolher entre um arquivo CSV ou JSON e, em seguida, escolher a unidade para enviá-lo.
O arquivo que será gerado é um arquivo de texto contendo todas as suas chaves públicas e privadas. Lembre-se de que, depois de ter esse arquivo em seu computador, qualquer pessoa que tiver acesso a ele terá acesso a todos os seus Bitcoins. Assim que tiver criado um arquivo de backup, você deve movê-lo para um lugar seguro, criptografá-lo (veja abaixo) ou excluir o conteúdo do arquivo. Se você excluir o arquivo, vá para a Lixeira e exclua-o também - esse é um dos primeiros lugares onde os hackers procuram por informações valiosas.
Copiar Arquivos Wallet.dat: A outra maneira de fazer uma cópia digital de sua carteira é copiar o arquivo que a carteira usa para armazenar as chaves. Cada carteira de software armazena o arquivo em um local ligeiramente diferente em seu PC, portanto, consulte a documentação para localizá-lo.
A carteira Electrum armazena este arquivo no Windows da seguinte forma:
\ Users \ YourUserName \ AppData \ Roaming \ Electrum \ wallets (ou% APPDATA% \ Electrum \ wallets)
Para sistemas operacionais Apple e Linux, você pode pesquisar por: ~ / .electrum
Você provavelmente terá que verificar se os arquivos ocultos estão sendo exibidos para localizá-lo.


Cópia em papel: uma das maneiras mais seguras de armazenar suas chaves é fazer uma cópia em papel. Desconecte o computador da Internet e imprima o arquivo. Em seguida, cubra o papel com papel alumínio (para que não possa ser visto contra uma fonte de luz) e feche-o em um envelope. Isso deve ser escondido em algum lugar ou armazenado em um cofre ou cofre. Depois de fazer isso, lembre-se de excluir o arquivo que você imprimiu do seu computador
Como criptografar um arquivo digital
Se alguém puder abrir um arquivo de backup digital, terá acesso a todas as suas chaves e, portanto, a todos os seus Bitcoins. Por esse motivo, é uma boa ideia criptografar o arquivo com uma senha.
Quando se trata de criptografar um arquivo, existem várias opções. A maioria dos sistemas operacionais tem uma função de criptografia integrada que é segura o suficiente para as necessidades da maioria das pessoas.
Se quiser usar a melhor criptografia possível, você pode baixar o software de criptografia da VeraCrypt, AxCrypt ou um provedor semelhante. Este software permite que você escolha entre vários métodos de criptografia. Normalmente, você pode escolher entre a criptografia de 128 e 256 bits e também pode usar a criptografia de dois fatores.
Onde você deve armazenar seus arquivos de backup?
Se você fez um arquivo de backup digital (de preferência criptografado), precisará armazená-lo em algum lugar. Existem algumas opções para armazenar esses arquivos. Lembre-se de que não faz muito sentido manter esse arquivo nos mesmos dispositivos que o dispositivo com a carteira original.
Você pode armazená-lo em outro PC, notebook ou até mesmo em um telefone celular ou tablet. Ou você pode armazená-lo em uma unidade USB, mas não se houver probabilidade de perder a unidade. A maneira mais segura de armazenar um arquivo de backup é em uma unidade USB em um cofre de banco ou em um cofre.
Os arquivos de backup digital também podem ser armazenados usando serviços de armazenamento em nuvem como Dropbox, One Drive e outros. Algumas pessoas duvidam do nível de segurança oferecido pelos serviços de nuvem mais populares, então certifique-se de criptografar os arquivos antes de enviá-los para a nuvem.
Restaurando Carteira Bitcoin
Restaurar uma carteira Bitcoin é mais fácil do que parece. Se você tiver uma frase-semente, pode simplesmente usar a função ‘Restaurar’. Mesmo se seu dispositivo for perdido ou roubado, você pode baixar uma nova carteira em outro dispositivo e restaurá-la usando a frase-semente.
Basta procurar a função ‘Restaurar’ no menu e seguir as instruções.