Um guia para economizar nas altas taxas de transação do Bitcoin
Era inevitável. Agora que o bitcoin está em alta e mais usuários estão correndo para usar a moeda digital, as taxas de transação do bitcoin estão disparando novamente. Ultimamente, a taxa média de transação de bitcoin oscilou entre US $ 24 e US $ 31, de acordo com o provedor de dados Bitinfocharts.
Taxas mais altas surgem quando o blockchain está congestionado. O blockchain tem espaço limitado. Como um engarrafamento, as transações se movem mais lentamente quando as pistas estão cheias.
O número de transações que estão esperando na fila para serem aceitas pela rede aumentou significativamente nos últimos dois meses, como mostra o gráfico acima.
Os usuários precisam pagar aos mineiros da rede Bitcoin uma taxa para que suas transações sejam aceitas. Anexar uma taxa mais alta à sua transação provavelmente será concluída com mais rapidez, porque as mineradoras têm mais incentivos para incluir transações mais lucrativas nos blocos que mineram. Essas taxas também promovem uma rede mais saudável e segura porque pagam aos mineiros e os incentivam a participar do processo. Esses mineiros são uma parte essencial da segurança do Bitcoin nos bastidores.
Felizmente, existem maneiras de reduzir os custos, se você tiver paciência o suficiente para aprender como o blockchain Bitcoin funciona e as ferramentas certas para usar.
Opção nº 1: espere
Se você tiver tempo a seu lado, há algumas opções a serem consideradas.
Ao se inscrever, você receberá emails sobre os produtos CoinDesk e concorda com nossos termos e condições e política de privacidade.
Procure um momento em que o blockchain esteja menos congestionado. No fim de semana, por exemplo, os negócios são fechados e menos transações globais são feitas. Isso dá às transações um pouco mais de espaço para compensar.
Como alternativa, tente enviar sua transação com uma taxa menor e espere até que ela seja concluída.
Embora a transação média de Bitcoins possa ser em torno de US $ 25, por exemplo, a mediana está mais próxima do que a maioria dos usuários provavelmente terá de pagar.
A essa taxa, se você quiser enviar uma transação imediatamente, a taxa de transação mais rápida está atualmente em torno de 102 satoshis / byte, de acordo com bitcoinfees.earn. Para um tamanho médio de transação de 224 bytes, isso resulta em uma taxa de 22.848 satoshis, ou US $ 11. Se você não se importar em esperar cerca de meia hora, o preço seria 83 satoshis / byte, ou cerca de US $ 9. O preço continua caindo se você estiver disposto a esperar ainda mais.
Observe que para essa estratégia funcionar, você precisará escolher uma carteira que permita aos usuários definir taxas de transação personalizadas. A maioria tem, mas alguns não, então certifique-se de que a carteira que você está usando suporta a definição de taxas personalizadas.
Além disso, observe que essa estratégia pode ser um pouco arriscada. Se sua taxa for muito baixa, a transação pode ficar temporariamente paralisada ou nem mesmo ser concluída.
Se você estiver preocupado com este cenário, pode verificar um site como mempool.space para ter uma ideia das taxas de transação de bitcoin atuais recomendadas. O site mostra sugestões de taxas para transações de baixa, média ou alta prioridade. As taxas de prioridade mais alta impulsionarão as transações com mais rapidez. Mas se você não estiver com pressa, pode escolher uma taxa mais baixa e esperar que ela seja incluída eventualmente.
Além disso, sob o cabeçalho “purging”, mempool.space mostra a que preço a rede Bitcoin irá efetivamente ignorar a transação.
Se você não tem certeza se está definindo uma taxa alta o suficiente (mas não deseja pagar a mais) e se sua carteira oferece essa opção, torne sua taxa “substituível” selecionando “Substituir por Taxa (RBF). ” Isso permitirá que você aumente o valor da taxa de bitcoin definida, mesmo depois de enviar a transação, se achar que está demorando muito para ser processada. Mas, novamente, apenas algumas carteiras suportam o recurso, incluindo Blockstream Green e Electrum.
Opção 2: um raio para o resgate
Os desenvolvedores anteciparam há muito o cenário de aumento das taxas de transação à medida que mais usuários migram para o Bitcoin. Esse é um dos motivos pelos quais eles estão construindo a Lightning Network, uma rede que fica em cima do Bitcoin para permitir que a rede suporte mais transações, aliviando o congestionamento.
Para efeito de comparação, enquanto a taxa média de transação de bitcoin na rede pode custar US $ 25, a taxa média no Lightning é uma fração de centavo.
Esta é a melhor solução de longo prazo para usuários que planejam fazer várias transações no futuro.
Com o Lightning, o usuário precisa pagar uma taxa ao configurar o canal pela primeira vez. Mas depois disso, eles poderão enviar quantas transações quiserem (assumindo que tenham dinheiro suficiente em sua conta) com taxas mais baixas.
De volta à nossa analogia com o engarrafamento. Os usuários precisam superar o engarrafamento inicial. Mas com o Lightning, eles serão capazes de contornar o engarrafamento completamente usando outra faixa alternativa apenas para eles. E eles podem fazer isso quantas vezes quiserem.
Novamente, nem todas as carteiras suportam transações Lightning. Na verdade, os mais populares, como Coinbase e Blockchain.com, não. Tente procurar em uma carteira específica do Lightning, como Phoenix, Breez e BlueWallet.
Pelo menos por enquanto, há mais algumas ressalvas. Por um lado, o Lightning ainda é novo e nem todos aceitam esse tipo de pagamento. Portanto, se é útil para os usuários depende se eles estão fazendo pagamentos para contas que aceitam o Lightning - ou se podem convencer aqueles que recebem pagamentos a usá-lo.
Sem mencionar que o Lightning ainda é experimental. Embora a tecnologia tenha amadurecido nos últimos dois anos, ainda existe a possibilidade de os usuários perderem fundos. Em outras palavras, os usuários não devem colocar suas economias de vida nisso.
Opção nº 3: Use carteiras com tecnologia de dimensionamento
De volta ao reino das taxas de transação de bitcoin em cadeia: as transações SegWit, uma mudança adotada pela comunidade Bitcoin em 2017, podem cobrar taxas que são até 30% mais baratas do que as transações legadas. Em outras palavras, se uma transação legada custa $ 15, uma transação SegWit pode custar tão pouco quanto $ 10,50, na melhor das hipóteses.
Embora o SegWit já exista há algum tempo, nem todas as carteiras e bolsas adotaram esse tipo de transação.
Além do SegWit, os endereços bech32 adicionam ainda mais melhorias e diminuem um pouco mais as taxas. Alguns serviços adotaram transações SegWit, mas não o bech32, um formato feito especificamente para transações SegWit.
SegWit, bech32 - todas essas mudanças diferentes são confusas. Se você está apenas procurando obter um desconto nas taxas, dê uma olhada nesta lista ou nesta lista de carteiras e bolsas. Quanto mais marcas de verificação ou quadrados verdes uma entidade tiver, maior será o desconto nas taxas que você provavelmente verá ao usar o aplicativo. (Observação: essas listas podem não estar totalmente atualizadas. Alguns usuários mais recentes do SegWit, como o BitPay, ainda não fizeram essas listas.)
Dito isso, o SegWit não é necessariamente o tipo de transação padrão em carteiras que o suportam. Os usuários precisarão se certificar de selecionar especificamente a opção SegWit ao criar sua carteira para garantir que possam enviar transações de bitcoin com taxas mais baixas.