Hoje em dia, as redes de criptomoedas são uma das tendências mais populares entre comerciantes e investidores. Conforme discutido no artigo anterior, muitas pessoas em todo o mundo estão se interessando por essas plataformas. Devido ao fato de que a criptomoeda pode ajudá-los a fazer seu dinheiro crescer mais rápido em um curto período.
No entanto, a criptomoeda pode ser um fenômeno global, mas apenas algumas pessoas podem realmente entender seu conceito ou como ele funciona. Lembre-se de que antes de começar a minerar em qualquer plataforma de criptomoeda, é necessário ter um bom conhecimento. Além disso, você precisa ter chips e dispositivos de computador completos para fazer as coisas funcionarem de maneira adequada e sem problemas.
Breve introdução à criptomoeda
A criptomoeda, ou também conhecida como moeda virtual, é conceituada com tecnologia descentralizada que é distribuída entre um grande número de computadores. O sistema está usando criptografia para proteger todas as transações que serão eventualmente mantidas em um livro-razão virtual chamado "blockchain".
Tudo começou quando uma pessoa ou organização anônima chamada Satoshi Nakamoto inventou o Bitcoin - a principal plataforma de criptomoeda atualmente. O Bitcoin introduziu a tecnologia blockchain e transações ponto a ponto (P2P) para todo o mundo. Esta é a razão pela qual grandes empresas, firmas comerciais ou mesmo o governo estão cada vez mais interessados em criptomoedas.
A criptomoeda está funcionando depois que o minerador resolveu um certo algoritmo matemático ou problema, que irá gerar novos blocos a serem adicionados ao blockchain. A maioria das redes dá tokens como recompensa ao seu minerador - é assim que a prova de trabalho (PoW) é feita. Por outro lado, suas plataformas de criptomoeda que operam com o uso do conceito de prova de aposta (PoS).
Prova de trabalho, ou PoW, é usado pela principal criptomoeda - o Bitcoin. É feito quando um determinado minerador já resolveu uma série de problemas matemáticos e de cálculo computacional, também conhecido como processo de mineração. Cada problema resolvido com sucesso é verificado pelo sistema, isso dará origem a novos blocos. Quando esses blocos são adicionados ao blockchain, este será o momento em que o minerador receberá os tokens de recompensa.
Por outro lado, vamos falar sobre o conceito de prova de aposta ou PoS. O minerador está usando um algoritmo determinístico ou uma forma de gerenciar o sistema. Nesta visão, não há recompensas em bloco que serão recebidas pelo mineiro. Em vez disso, eles assumirão todas as taxas de transação e processamento após o processo de validação. O PoS é usado pela segunda maior rede de criptomoedas hoje em dia - a Ethereum.
Alguns podem dizer que a prova de estoque é muito melhor do que uma prova de trabalho. Porque os mineiros podem ser cem vezes mais rentáveis com a prova de aposta. Enquanto na prova de trabalho, os mineiros competem entre si para obter uma determinada solução para os cálculos do sistema.
Na era de hoje, você pode descobrir mais de 6.000 redes de criptomoedas na Internet. A maioria deles está continuamente aumentando sua capitalização de mercado e se tornando muito mais populares entre diferentes grupos de traders. Mencionado anteriormente, o Bitcoin ainda é o líder entre as 10 principais criptomoedas, com uma capitalização de mercado de mais ou menos US $ 191 bilhões.
Benefícios de ter dinheiro digital
A criptomoeda pode fornecer uma longa lista de benefícios para seus usuários. Atualmente, muitos comerciantes, empresas e até mesmo grandes empresas aceitam tokens, ou “dinheiro digital”, como forma de pagamento. Como um usuário de criptomoeda, você pode comprar coisas, serviços ou mercadorias online sem usar dinheiro físico. Junto com isso, as transações são feitas em apenas alguns minutos, o que significa que você não precisa esperar muito tempo.
Enviar dinheiro ou tokens para outra pessoa também é benéfico para todos os usuários. Na verdade, o sistema cobra apenas taxas de processamento e transação baixas, não comprometendo o nível de serviço para todos.
Além disso, se você estiver saindo do país, não precisa se preocupar com a troca de dinheiro. Porque vários pontos de venda oferecem câmbio para moedas diferentes com o uso de tokens. Além disso, você pode levar sua carteira virtual (por exemplo, carteira Bitcoin ou carteira Ethereum) para qualquer lugar, e apenas apresentá-la por meio de seus aparelhos eletrônicos.
Outra é que as plataformas de criptomoeda são usadas por muitos indivíduos para fazer seu dinheiro crescer mais rápido. Tomemos, por exemplo, você comprou Ether (a moeda usada pela Ethereum) para abastecer os processos feitos no sistema. Conforme você começa a minerar, o saldo real acabará aumentando devido às taxas de transação que você está recebendo. Neste ponto, você pode vender seus tokens para outros comerciantes que desejam iniciar sua carreira em criptomoeda.
No entanto, lembre-se de que a compra e venda de tokens de criptomoeda ainda depende da lei de oferta e demanda e da situação econômica de suas regiões. Sempre considere esses fatores, para que o dinheiro investido valha a pena.
A criptomoeda é segura ou não?
A maioria de nós já tem essa questão cruzada em suas mentes. Devido ao fato de que outras redes de criptomoedas, como Bitcoin, não são operadas por uma organização ou empresa específica, o que fará com que elas protejam seu dinheiro e ganhem sua confiança. Porém, você não deve se preocupar tanto porque ele ainda fornece segurança suficiente para garantir que seu dinheiro está seguro. Isso com o uso da criptografia, que visa proteger as informações do usuário.
Sempre que você envia dinheiro para alguém usando sua carteira digital, ela é lacrada com essas duas chaves exclusivas - as chaves privadas e as públicas. Essas chaves são compostas por um conjunto de informações sobre o usuário para permitir que o sistema reconheça que é você quem está fazendo as transações. Assim, evitando cenários desagradáveis, como burla ou fraude, pois só você pode ter acesso a essas chaves.
Conforme você cria uma conta ou a chamada carteira, para qualquer rede de criptomoeda, ela terá automaticamente um link para as chaves públicas e privadas. As chaves privadas são consideradas como sua assinatura, que serão utilizadas sempre que enviar dinheiro ou mesmo mensagem dentro do sistema. Por outro lado, as chaves públicas são usadas pelo próprio sistema para verificar sua "assinatura" e certificar-se de que é você quem está enviando esta mensagem.
Essas chaves são tão exclusivas que não podem ser facilmente copiadas ou falsificadas por nenhum artista golpista. Ao mesmo tempo, o sistema verifica suas transações anteriores e verifica de vez em quando.