ICO vs STO: quais são as diferenças e quais são as semelhanças? O artigo de hoje é dedicado aos novos métodos de arrecadação de fundos que o blockchain possibilitou: oferta inicial de moeda e oferta de token de segurança.
Cobrimos em várias ocasiões como o blockchain é uma tecnologia revolucionária que tem impacto em muitos setores, desde automóveis a energia, saúde, mobilidade, etc. Já era hora de dedicarmos um artigo a ICOs e OSTs que são frequentemente mencionados em relação ao blockchain e, mais especificamente, quando se trata de arrecadação de fundos.
Para começar, devemos dizer que, em geral, os métodos de arrecadação de fundos blockchain apresentam várias vantagens sobre os tradicionais ajudando a administrar e distribuir fundos de forma segura e transparente. Abordaremos as vantagens que ICOs e OSTs compartilham abaixo, após a comparação.
O que é um ICO? O que é um STO?
ICO (oferta inicial de moeda)
ICOs - ofertas iniciais de moedas - foram a primeira opção de financiamento coletivo a surgir no ecossistema de blockchain. Esse método de arrecadação de fundos permitia a qualquer pessoa, em qualquer lugar, financiar o desenvolvimento de uma empresa ou projeto. As ICOs também foram batizadas de versão criptomoeda da Oferta Pública Inicial (IPO). Em troca de seu investimento, o investidor receberá uma série de tokens de utilidade, ou seja, tokens de usuário. Esses tokens representam o acesso futuro ao produto ou serviço de uma empresa.
STO (oferta de token de segurança)
STO - Ofertas de Token de Segurança - é basicamente semelhante ao ICO, mas também está em conformidade com os requisitos regulamentares. STOs surgiu como uma reação à falta de supervisão quando se tratava de ICOs, para trazer regulamentação para crowdfunding baseado em blockchain e oferecer mais garantias no espaço de arrecadação de fundos usando tokens emitidos em um blockchain.
Os ICOs e STOs são seguros?
ICO (oferta inicial de moeda)
Qualquer um pode lançar um ICO. Como dito acima, não há muita regulamentação sobre ICOs, o que significa que se você conseguir configurar a tecnologia, poderá lançar. É por isso que, de todas as vias de financiamento, os ICOs são os mais fáceis de configurar como uma farsa. E, como os ICOs não são regulamentados, é quase impossível recuperar os fundos que você investiu em uma venda coletiva fraudulenta. Portanto, devido a essa incerteza, a aparente fraude e especulação, a falta de regulamentação, as ICOs provavelmente não são as vias mais seguras de financiamento.
STO (oferta de token de segurança)
É nesse ponto de nossa comparação ICO vs STO que vemos como o último é significativamente mais conveniente para os investidores. Pode levar muito tempo, dinheiro e esforço para os angariadores de fundos obterem luz verde dos reguladores para lançar seu OST, mas os investidores têm a garantia de que os tokens que recebem em troca de seu dinheiro são respaldados por algo tangível (ativos, lucros, receitas, etc.). Portanto, do ponto de vista do investidor, as OSTs são definitivamente mais seguras do que as OICs.
Como os ICOs e OSTs são usados na arrecadação de fundos?
ICO (oferta inicial de moeda)
O processo de lançamento de uma campanha de arrecadação de fundos da OIC é fácil de começar, basta anunciá-lo e realizar uma campanha digital. Não há barreira de entrada para vendedores ou compradores, está aberto para investimento coletivo. Uma vez que o ICO é lançado e tem um cronograma definido, os investidores podem comprar os tokens. Comparado ao STO, é um investimento de curto prazo. As equipes têm a liberdade de usar os fundos da maneira que considerem mais benéfica. Posteriormente, os tokens são distribuídos de forma simples e automatizada por meio de contratos inteligentes.
STO (oferta de token de segurança)
Quando os ICOs são mais comumente usados para arrecadar fundos para um produto de tecnologia, os STOs estão mais ligados aos serviços financeiros. Portanto, antes do lançamento e do anúncio da ideia, a empresa deve apresentar um modelo de negócios escalonável, que torne os projetos mais maduros e confiáveis. Para lançar uma OST, leva mais tempo para colocar os reguladores a bordo e realizar a tokenização necessária dos ativos. Normalmente, é limitado apenas a investidores credenciados e as quantias de dinheiro necessárias são maiores. Posteriormente, os tokens de títulos serão negociados por meio de corretoras supervisionadas por órgãos reguladores.
Conclusões sobre ICO vs STO
À medida que as regulamentações no espaço do blockchain ganham mais importância, os STOs estão experimentando um crescimento significativo, enquanto o uso de ICOs está em declínio. No Global Blockchain Summit, Daniel Diemers, professor de Global Master em Blockchain Technologies, falou sobre o espaço da criptonomia e ICOs e OSTs, entre outros. Ele concluiu então que, dos tokens de arrecadação de fundos por aí, os OSTs vão participar da corrida.
Ele previu que os anos que temos pela frente serão marcados pelo pluralismo de diferentes formas de moedas e tokens digitais: moedas fiduciárias emitidas pelo banco central, moedas criptográficas emitidas pelo banco central, dinheiro eletrônico não respaldado por blockchain, criptomoedas de plataforma fechada, moedas de privacidade total, tokens e criptomoedas híbridas e possivelmente algo mais inovador. Resumindo, vivemos em uma época de crise para as finanças.