O processo de correção dos preços, assusta investidores iniciantes, mas, esse é um movimento perfeitamente normal, que geralmente ocorre depois de uma forte alta, e serve justamente para ajustar os preços das ações ou um ativo.
Muitos investidores mais experientes aproveitam esses momentos para adquirir mais ativos e conseguir obter mais lucros, dependendo da carteira e do objetivo do investimento.
É importante entender é que esse movimento é absolutamente normal e necessário para manter a saúde das bolsas.
Mas, como saber se é uma correção momentânea ou uma queda consistente?
A bolsa, ou ativo, pode passar por cinco semanas de altas consecutivas, e sete de queda, este período pode variar dependendo das circunstâncias, como a pandemia, por exemplo. Não tem como prever exatamente o que irá acontecer com o mercado financeiro nessas situações e nem quanto tempo a queda irá durar, o importante é acompanhar.
Um grande exemplo disso, é a situação atual, no inicio da pandemia em 2020, fomos nocauteados por lockdowns, incertezas, as bolsas operavam em queda por causa do coronavírus, e ninguém sabia exatamente quando elas iriam começar a se recuperar. Ultimamente tem oscilado, por diversos motivos: Mudanças econômicas anunciadas pelo governo; Resultados de prévias e das eleições em si; Crescimento de PIB de diversos países influentes na economia mundial, entre outros.
O importante é acompanhar as análises fundamentais, e notícias do mercado, pois as correções são inevitáveis, mas o período de recuperação sempre vem, e paciência e necessária, porque você só irá perder dinheiro se você realmente vender a ação que caiu, caso contrário essa perda não será concretizada.
Lembrando que a melhor forma de proteger seu patrimônio é a a boa e velha diversificação de carteiras, e altenar entre ativos de renda fixa e de variável.
As quedas são cíclicas e fazem parte do mercado de qualquer mercado. Mas, saber lidar com elas é o que vai fazer a diferença para o futuro do seu dinheiro. Assim, conhecer o mercado e como ele se comporta é fundamental antes de começar a fazer qualquer investimento.