O que é um papel branco
Cada oferta inicial de moeda (ICO) no mercado precisa de um white paper se quiser se tornar uma campanha de sucesso.
Um white paper é um documento que inclui um esboço de um problema que o projeto está procurando resolver, a solução para esse problema, bem como uma descrição detalhada de seu produto, sua arquitetura e sua interação com os usuários.
O conteúdo de qualquer white paper deve incluir os seguintes pontos de discussão (sem ordem específica), mas não deve se limitar a eles:
• Introdução
• Isenção de responsabilidade
• Índice
• Descrição do mercado e do problema
• Descrição do produto e como vai resolver o problema
• Tokens: quantos, por que, como, quando e assim por diante
• Como os fundos arrecadados serão usados
• O time
• O roteiro
Como escrever um papel branco
Deixe a bola rolar
O início de um white paper também seria uma boa seção para colocar um aviso legal ou um aviso de isenção de responsabilidade, que deve conter quaisquer restrições ou notificações importantes. Isso pode ser sobre isentar os residentes de certos países de comprar os tokens do projeto devido às leis locais, ou simplesmente deixar os futuros investidores saberem que o investimento em si não garantirá lucros.
Talvez uma das etapas mais importantes para escrever praticamente qualquer documento seja escrever uma introdução convincente. Uma boa jogada seria apresentar a introdução na forma de uma carta de um CEO dirigindo-se a futuros detentores de tokens.
Esta seção é onde você precisa delinear o problema que seu projeto pretende resolver, fornecendo uma explicação de por que esse problema é importante e talvez até tocando nas consequências de não resolvê-lo.
É aqui que você precisa chamar a atenção do leitor, explicar os benefícios da leitura do documento e fornecer uma visão geral do que eles podem esperar dele. Use qualquer ferramenta disponível para fazer isso: tabelas, gráficos e assim por diante.
Um white paper é principalmente um documento técnico e, em média, pode ter cerca de 25 páginas. Portanto, é extremamente importante tornar seu white paper acessível e conveniente para navegação. Um índice informativo e bem estruturado certamente irá percorrer um longo caminho aqui.
Se seu white paper contém quaisquer termos que você acha que precisam ser definidos, você pode fazer um glossário na mesma seção.
Fale sobre o projeto
Use o espaço que for necessário para falar sobre o seu projeto em profundidade e explicar aos investidores em potencial exatamente onde ele se encaixa no mercado atual. Mais importante ainda, certifique-se de explicar o que é o projeto e em que partes ele consiste.
Ninguém realmente precisa de nenhum dos números que você deseja incluir no white paper, a menos que sejam apoiados por pesquisas, fatos ou análises.
Estado do projeto. Esta seção também deve conter uma descrição detalhada do estado atual do projeto: dados do protótipo, primeiros usuários, se houver, estratégia de desenvolvimento e objetivos gerais.
A maioria dos investidores sérios apenas apoiará projetos que já tenham algo a mostrar, pois ter um ecossistema e uma base de usuários aumentará as chances de sobrevivência do token do projeto no mercado. Se você tiver algum desses elementos, certifique-se de informar claramente os leitores sobre isso.
Finanças. Certifique-se de dedicar uma grande parte de seu white paper às finanças do projeto. Você deve ser capaz de explicar claramente por que seu projeto precisa de seus próprios tokens, como e quando exatamente eles serão distribuídos, a emissão de tokens para o ICO será limitada, quando as vendas começarão no mercado e assim por diante.
Plano de uso de fundos. Os investidores precisam saber exatamente para onde seu dinheiro está indo e de quanto dinheiro o projeto precisará para concluir certas tarefas importantes.
Mais importante ainda, o white paper não deve mencionar itens de despesas como "evento de networking", "desenvolvimento da indústria", "diversos" e assim por diante. Seu white paper deve declarar claramente que todo o dinheiro arrecadado será gasto no desenvolvimento e nada mais.
Roteiro. Finalmente, o white paper deve incluir não apenas uma descrição técnica detalhada do projeto, mas também um roteiro de desenvolvimento. Idealmente, um plano de trabalho detalhado para os próximos 12-24 meses deve ser apresentado e incluir pelo menos um lançamento beta.
Caso algumas tarefas delineadas no roadmap já tenham sido concluídas, certifique-se de declarar claramente no white paper, pois será considerado uma grande vantagem pelos investidores.
Fale sobre a equipe
A equipe é parte integrante e crucial do projeto e deve ser apresentada como tal. Com raras exceções, um ICO com desenvolvedores anônimos não será um sucesso.
Embora o resto do white paper deva ser uma descrição técnica, esta seção específica é onde um toque humano é essencial. Fotos e biografias curtas da equipe de desenvolvimento serão uma grande vantagem aos olhos dos investidores.
Certifique-se de não apenas descrever quem são os indivíduos por trás de seu projeto, mas também de explicar por que eles são tão importantes para este projeto em particular e por que essas pessoas o farão funcionar.
Certifique-se de especificar de que forma sua experiência anterior será útil para este projeto. Se algum dos membros da equipe teve experiência com projetos relacionados a blockchain ou criptomoeda, certifique-se de declarar isso claramente.
Além disso, você pode dizer algumas palavras sobre os consultores do projeto. No entanto, certifique-se de evitar a troca de nomes sem sentido, já que os consultores mencionados devem ser mais ou menos especialistas nos objetivos dos projetos.
Estilo, linguagem e layout
Ao preparar um white paper, certifique-se de usar uma redação formal, quase de estilo acadêmico. O documento deve ser muito descritivo e em tom profissional. Seu foco deve ser estreito, pois é melhor escolher um tópico e focar nele.
Freqüentemente, os autores de white papers tendem a divagar sobre casos de uso em potencial e possíveis implementações futuras de sua tecnologia, em vez de se concentrar em uma tarefa em mãos.
Se você pretende vender chapéus de festa via Blockchain, não escreva sobre suas intenções de introduzir serviços de personalização em cooperação com outra startup em 2025, ou sobre considerar também começar a estocar cartolas e snapbacks "em um futuro próximo". Concentre-se na integração de chapéus de festa no Blockchain. Concentre-se em como seus tokens serão usados para atualizar os chapéus de festa, como você poderia obter uma nova corda ou uma nova pintura para eles.
Além disso, o white paper deve ser sempre factual. Evite usar suposições, suposições e afirmações não verificadas.
Além disso, e nem é preciso dizer, certifique-se de verificar seu white paper quanto à ausência de erros gramaticais e ortográficos, bem como verifique todos os fatos possíveis. O texto de todo o documento deve ser formatado corretamente para que não pareça pouco profissional.
Além disso, se você deseja apresentar seu white paper em vários idiomas, é melhor optar pela ajuda de um tradutor profissional, que deve custar apenas cerca de US $ 150-200 para um documento de 25 páginas.
Onde postar o white paper
Há alguns anos, houve casos de campanhas bem-sucedidas da ICO postadas em vários fóruns relacionados ao Bitcoin, com o white paper como a primeira mensagem do tópico. Atualmente, porém, como a mania da OIC parece estar no auge, a maioria dos projetos opta por publicar seu white paper em seu site.
Outras opções, como GitHub, fóruns e assim por diante, ainda são viáveis, mas você precisa ter certeza de que há um único ponto central de acesso ao seu white paper. Evite copiar e colar em várias plataformas diferentes; em vez disso, você pode simplesmente postar um link para ele ao promover seu projeto em diferentes fóruns e sites.
Modelos de white paper da ICO
Como acontece com qualquer outra documentação semi-complicada relacionada a negócios, existem vários modelos de white paper disponíveis online. Geralmente, o uso de tais modelos é desaprovado pela comunidade de criptomoedas e pelos investidores. Se você estiver preparando um produto de qualidade único, você precisa dedicar tempo a um white paper exclusivo.
À medida que os ICOs estão se tornando cada vez mais populares, o número de freelancers que se oferecem para escrever um white paper para as novas startups tem aumentado exponencialmente e, aparentemente, pode custar apenas US $ 100. No entanto, isso nem deve ser considerado uma opção por qualquer projeto mais ou menos sério.
No final do dia, um white paper é seu principal argumento de venda. É a visão única de sua equipe sobre o produto e deve ser tratada com seriedade. Contratar um freelancer para fazer esse trabalho para você só pode levar a um resultado abaixo da média e, como consequência, à sua falha em levantar os fundos necessários.
Exemplos de white papers de sucesso
Alguns dos exemplos de white papers bem escritos e ICOs bem-sucedidos incluem:
• Ethereum - $ 15,5 milhões arrecadados
• Quoine - $ 105 milhões arrecadados
• DigixDAO - $ 5,5 milhões arrecadados
Menção honorária: Ethereum Useless - uma piada da ICO com talvez o livro branco mais curto do mundo, que consiste em várias frases escritas em seu site, acompanhadas por um slogan ‘Sério, não compre esses tokens’. Surpreendentemente, eles levantaram exatamente $ 257.213 por meio de seu ICO.