O que é mineração de bitcoin?
A mineração de bitcoins é o processo pelo qual novos bitcoins entram em circulação, mas também é um componente crítico da manutenção e do desenvolvimento do livro razão do blockchain. É executado em computadores muito sofisticados que resolvem problemas matemáticos computacionais extremamente complexos.
A mineração de criptomoedas é meticulosa, cara e recompensadora apenas esporadicamente. No entanto, a mineração tem um apelo magnético para muitos investidores interessados em criptomoedas, pois os mineiros são recompensados por seu trabalho com criptomoedas. Talvez isso aconteça porque os empreendedores veem a mineração como centavos do céu, como os garimpeiros de ouro da Califórnia em 1849. E se você tem inclinação para a tecnologia, por que não fazê-lo?
No entanto, antes de investir tempo e equipamento, leia este explicador para ver se a mineração é realmente para você. Vamos nos concentrar principalmente no Bitcoin (ao longo, usaremos "Bitcoin" ao nos referirmos à rede ou à criptomoeda como um conceito, e "bitcoin" quando nos referirmos a uma quantidade de tokens individuais).
PRINCIPAIS RECONHECIMENTOS
- Com a mineração, você pode ganhar criptomoeda sem ter que gastar dinheiro com isso.
- Os mineiros de Bitcoin recebem Bitcoin como recompensa por completar "blocos" de transações verificadas, que são adicionadas ao blockchain.
- Recompensas de mineração são pagas ao minerador que descobrir uma solução para um quebra-cabeça complexo de hashing primeiro, e a probabilidade de que um participante será o único a descobrir a solução está relacionada à parte do poder de mineração total na rede.
- Você precisa de uma GPU (unidade de processamento gráfico) ou de um circuito integrado específico de aplicativo (ASIC) para configurar uma plataforma de mineração
Uma nova corrida do ouro
A principal atração para muitos mineradores é a perspectiva de serem recompensados com Bitcoin. Dito isso, você certamente não precisa ser um mineiro para possuir tokens de criptomoeda. Você também pode comprar criptomoedas usando moeda fiduciária; você pode negociá-lo em uma bolsa como Bitstamp usando outra criptografia (por exemplo, usando Ethereum ou NEO para comprar Bitcoin); você ainda pode ganhá-lo comprando, publicando postagens de blog em plataformas que pagam usuários em criptomoeda ou até mesmo configurando contas criptográficas que rendem juros.
Um exemplo de plataforma de criptografia de blog é o Steemit, que é parecido com o Medium, exceto que os usuários podem recompensar os blogueiros pagando-os em uma criptomoeda proprietária chamada STEEM. O STEEM pode então ser negociado em outro lugar por Bitcoin.
A recompensa de Bitcoin que os mineiros recebem é um incentivo que motiva as pessoas a auxiliar no objetivo principal da mineração: legitimar e monitorar as transações de Bitcoin, garantindo sua validade. Como essas responsabilidades estão distribuídas entre muitos usuários em todo o mundo, o Bitcoin é uma criptomoeda "descentralizada" ou que não depende de nenhuma autoridade central, como um banco central ou governo, para supervisionar sua regulamentação.
Como extrair bitcoins
Os mineiros estão sendo pagos por seu trabalho como auditores. Eles estão fazendo o trabalho de verificar a legitimidade das transações de Bitcoin. Essa convenção tem o objetivo de manter os usuários do Bitcoin honestos e foi concebida pelo fundador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto. Ao verificar as transações, as mineradoras estão ajudando a prevenir o "problema de gasto duplo".
Gastar em dobro é um cenário em que o proprietário de um Bitcoin gasta ilicitamente o mesmo bitcoin duas vezes. Com a moeda física, isso não é um problema: depois que você entrega a alguém uma nota de $ 20 para comprar uma garrafa de vodca, você não a tem mais, então não há perigo de usar a mesma nota de $ 20 para comprar bilhetes de loteria na porta ao lado. Embora exista a possibilidade de emissão de dinheiro falso, não é exatamente o mesmo que gastar literalmente o mesmo dólar duas vezes. Com a moeda digital, no entanto, como explica o dicionário da Investopédia, "existe o risco de o titular fazer uma cópia do token digital e enviá-lo a um comerciante ou outra parte, mantendo o original".
Digamos que você tenha uma nota legítima de $ 20 e uma falsificada dos mesmos $ 20. Se você fosse tentar gastar tanto a nota real quanto a falsa, alguém que se desse ao trabalho de olhar os números de série das duas notas veria que eram o mesmo número e, portanto, um deles tinha que ser falso. O que um minerador de Bitcoin faz é análogo a isso - eles verificam as transações para se certificar de que os usuários não tentaram ilegitimamente gastar o mesmo bitcoin duas vezes. Esta não é uma analogia perfeita - explicaremos com mais detalhes a seguir.
Uma vez que os mineiros tenham verificado 1 MB (megabyte) de transações de Bitcoin, conhecido como "bloco", esses mineiros são elegíveis para serem recompensados com uma quantidade de bitcoins (mais sobre a recompensa de bitcoin abaixo também). O limite de 1 MB foi definido por Satoshi Nakamoto e é uma questão controversa, pois alguns mineiros acreditam que o tamanho do bloco deve ser aumentado para acomodar mais dados, o que significaria efetivamente que a rede bitcoin poderia processar e verificar as transações mais rapidamente.
Observe que verificar o valor de 1 MB de transações torna um minerador de moedas qualificado para ganhar bitcoin - nem todos que verificam as transações serão pagos.
Mineração e Circulação de Bitcoin
Além de revestir os bolsos dos mineiros e apoiar o ecossistema Bitcoin, a mineração serve a outro propósito vital: é a única maneira de liberar nova criptomoeda em circulação. Em outras palavras, os mineiros estão basicamente "cunhando" moeda. Por exemplo, em novembro de 2020, havia cerca de 18,5 milhões de bitcoins em circulação.1
Além das moedas cunhadas por meio do bloco de gênese (o primeiro bloco, que foi criado pelo fundador Satoshi Nakamoto), cada um desses bitcoins surgiu por causa dos mineiros. Na ausência de mineiros, o Bitcoin como rede ainda existiria e seria utilizável, mas nunca haveria nenhum bitcoin adicional. Eventualmente chegará um momento em que a mineração de Bitcoin termina; de acordo com o protocolo Bitcoin, o número total de bitcoins será limitado a 21 milhões.2