Há muito entusiasmo e confusão no mundo do blockchain, do livro razão distribuído e da criptomoeda, e um nome que surge cada vez mais nesse espaço é Ripple. Muitas vezes sou questionado sobre a diferença entre Bitcoin (ainda a criptomoeda mais conhecida com base em blockchain) e Ripple. Então, neste post, tento explicar o que é exatamente o Ripple e o que o torna diferente do Bitcoin.

Name:  Capturar 1.PNG
Views: 13
Size:  321.6 KB


Antes de entrar em mais detalhes, sempre, lembre-se de que investir em criptomoedas ou tokens é altamente especulativo e o mercado é amplamente desregulamentado. Quem estiver considerando isso deve estar preparado para perder todo o seu investimento.
Ripple x Bitcoin
Enquanto o Bitcoin é uma moeda digital destinada a ser um meio de pagamento de bens e serviços, o Ripple é um sistema de liquidação de pagamento, câmbio e remessa destinado a bancos e redes de pagamento. A ideia é fornecer um sistema de transferência direta de ativos (por exemplo, dinheiro, ouro, etc.) que liquidar quase em tempo real, e seja uma alternativa mais barata, mais transparente e segura para os sistemas de transferência usados pelos bancos hoje, como o Sistema de pagamento SWIFT.
Bitcoin é baseado na tecnologia blockchain, enquanto Ripple não usa blockchain, mas usa um livro de consenso distribuído usando uma rede de servidores de validação e cripto-tokens chamados XRP (às vezes chamados de Ripples).
Tokens XRP
XRP - que é a criptomoeda real - é um token usado na rede Ripple para facilitar as transferências de dinheiro entre moedas diferentes. Os sistemas de liquidação existentes geralmente usam dólares americanos como moeda comum para a conversão entre outras moedas. Isso acarreta taxas de câmbio e leva tempo - é por isso que as transferências bancárias entre contas em países diferentes costumam levar até três dias para serem processadas.
Ao converter primeiro o valor da transferência em XRP, em vez de USD, as taxas de câmbio são eliminadas e o processamento dos pagamentos é reduzido para segundos.
Bancos como Fidor Bank, Santander, Commonwealth Bank of Australia e um consórcio de 61 bancos japoneses disseram que estão testando ou implementando aplicativos que utilizam o sistema de pagamento Ripple Network.
XRP é um token usado para representar a transferência de valor através da Rede Ripple. Diferente do bitcoin, onde novas moedas são criadas (acima do nível limitado) como recompensas para participantes que oferecem poder de computação para manter a rede blockchain, Ripple criou 100 bilhões de moedas XRP em seu início.
Ripple adicionou recentemente um novo recurso pelo qual, por meio de um sistema de contrato inteligente (escrows), a empresa libera 1 bilhão de sua propriedade XRP a cada mês para ajudar a financiar operações de negócios, incentivar clientes e vender para investidores credenciados. Todos os tokens não utilizados serão colocados de volta no depósito. De acordo com fontes internas, no mês passado (que foi o primeiro mês de custódia), o Ripple usou apenas cerca de 100 milhões e colocou 900 milhões de volta no depósito.
Onde posso gastar o XRP do Ripple?
Ripple nunca foi projetado para ser uma moeda ou um método de pagamento. No entanto, existe uma pequena lista de comerciantes que aceitam pagamentos em tokens XRP online. Por exemplo, você pode comprar mel, molhos picantes e joias. Você pode encontrar uma lista de fornecedores que estão supostamente dispostos a aceitar o XRP do Ripple, mas as coisas estão mudando constantemente e alguns que estão listados lá não o aceitam ou não o aceitam mais. O principal caso de uso para XRP destina-se a transferência de outras moedas (ou mesmo commodities, como ouro ou petróleo) pela rede Ripple. ” Cada vez que uma organização de transferência de dinheiro (ou ativo), como um banco, usa a rede para realizar uma transferência e liquidação, o custo é deduzido em uma pequena quantia de XRP. Isso é o que dá ao XRP seu valor - de certa forma, eles podem ser considerados “combustível” para as máquinas que realizam essas transferências.
Como posso investir no Ripple? E eu deveria?
O Ripple certamente ganhou muito impulso e a lista de organizações que o estão usando indica que os próprios tokens se tornarão mercadorias valiosas por si só. Na verdade, no ano passado, o aumento no valor de um token XRP superou o Bitcoin ou qualquer outra criptomoeda. No início de 2017, um XRP estava avaliado em $ 0,006. Eles atingiram o pico, no início deste ano, em £ 3,87, antes de cair rapidamente para seu valor atual de cerca de US $ 1 por XRP.
XRP são negociados em bolsas de criptomoedas, como Binance e Poloniex. Normalmente, não é possível comprá-los com moedas existentes emitidas pelo governo (fiat) - você terá que comprar Bitcoin ou Ethereum primeiro e, em seguida, transferi-los para uma bolsa para trocá-los por XRP.
Quanto à questão de "você deveria?" - bem, como não sou um consultor financeiro, não daria conselhos de investimento, mas é justo dizer que a adoção do Ripple pelas principais instituições financeiras é geralmente considerada um forte indicador do valor futuro do XRP. No entanto, antes de investir em qualquer criptomoeda, você deve primeiro pesquisá-la cuidadosamente e decidir se ela será ou não um ativo valioso no futuro. Como vimos, o valor de todas as criptomoedas é altamente volátil e pode diminuir com a mesma rapidez com que aumenta. Um conselho sólido é nunca investir mais do que você pode confortavelmente perder.