Investidores e jornalistas comparam a moda atual de investir em criptomoedas (como bitcoin) com a corrida do ouro nos Estados Unidos em meados do século XIX. Outros comparam a mania da moeda digital com a mania das tulipas holandesas no século XVIII.
O tempo dirá quanto tempo o Bitcoin e outras moedas digitais semelhantes durarão, se eles se tornarão o novo padrão ouro ou desaparecerão no esquecimento, assim como a mania das tulipas na Holanda.
Moeda digital
Moedas digitais, ou criptomoedas, são moedas eletrônicas geradas por redes de computadores e usadas no lugar das moedas tradicionais.
Pagar com moeda digital não é o mesmo que pagar com cartão de crédito ou débito, PayPal ou ApplePay - todos esses sistemas de pagamento se referem a moedas tradicionais, como dólares americanos, libras esterlinas e yuans chineses.
Uma unidade de moeda digital tem valor, que é determinado pela troca de moedas e mercadorias tradicionais por unidades de moeda digital em bolsas de moedas especiais na Internet, como o BitPay. O trabalho dessas trocas é um tanto semelhante ao do PayPal, mas de forma alguma conectado a essa empresa.
O valor das moedas tradicionais, commodities e ouro é determinado com base em padrões bancários nacionais e internacionais.
Gerando moeda digital
A criptomoeda é gerada por uma rede distribuída de computadores unidos em uma comunidade fechada da Internet; os computadores executam um conjunto de algoritmos criptográficos complexos, resultando na criptomoeda na forma de unidades monetárias digitais. Eles só podem ser usados para pagar em comunidades digitais; indivíduos e organizações podem abrir contas (chamadas carteiras) em comunidades especializadas.
Os fundadores da comunidade limitam a quantidade de dinheiro que os computadores que suportam transações na comunidade podem gerar. O evento coletivo para criar uma moeda para a comunidade é chamado de Oferta Inicial de Moedas.
Bitcoin é a criptomoeda mais popular e, ao mesmo tempo, é uma das primeiras criptomoedas para as quais um certo limite de liberação foi originalmente definido.
O homem conhecido pelo pseudônimo de Satoshi Nakamoto organizou essa criptomoeda e fundou a tecnologia para gerá-la e gerenciá-la. Em 2008, Nakamoto estabeleceu o número máximo de bitcoins gerados por uma rede distribuída de computadores em 21 milhões. Essa restrição na oferta de bitcoins garante a demanda pela unidade monetária, que, como resultado, aumenta de preço.
Preço Bitcoin
No final de agosto de 2017, o valor de mercado estabelecido para bitcoin era quase $ 5.000 por bitcoin. Isso é muito mais alto do que o preço do ouro, que na época era cerca de US $ 1.300 a onça.
No entanto, 2 semanas após esse pico, o preço do bitcoin caiu para cerca de US $ 3.000.
Quem investiu dinheiro de verdade em bitcoin em meados de agosto e não saiu do mercado antes da queda perdeu cerca de 40% de seus investimentos.
Em virtude de seu status como a moeda digital mais popular do mundo, o próprio bitcoin se tornou o padrão, assim como as conhecidas casas de câmbio de Wall Street, Londres e Japão.
Ao mesmo tempo, a taxa de bitcoin cai quando surgem problemas nos mercados de outras moedas digitais. Por exemplo, no final de agosto, o bitcoin caiu drasticamente à medida que outras criptomoedas perderam o apoio do governo chinês após um período de crescimento assustador e explosivo na China em 2017.
O governo chinês temia o desenvolvimento de pirâmides financeiras complexas associadas às trocas de criptomoedas, que tinham suas próprias unidades monetárias, como o bitcoin.
Como resultado, o governo do país ordenou o fechamento de bolsas como BTCC, Okcoin e Huobi até o final de setembro de 2017. Isso criou pânico em todas as bolsas de moedas digitais globais, o que levou a uma rápida queda na taxa de bitcoin.
Uma vez que o Bitcoin mostrou uma volatilidade que não é típica para ouro e moedas tradicionais, suas chances de se tornar o padrão mundial em um futuro previsível tornaram-se significativamente menores.
Segurança Bitcoin
Desde 2010, cerca de uma dúzia de trocas de criptomoedas foram hackeadas. As perdas são estimadas em centenas de milhões de dólares.
Por outro lado, bancos e instituições financeiras tradicionais perderam bilhões de dólares ao mesmo tempo para os cibercriminosos.
Programadores e membros da comunidade criptomoeda estão trabalhando duro para identificar e corrigir vulnerabilidades em suas respectivas redes de blockchain.
Se o blockchain se tornar uma moeda aceitável para os comerciantes tradicionais, algoritmos de computador complexos podem assumir algumas das funções dos bancos centrais do mundo.
Em termos de segurança pessoal, todo usuário que investe em bitcoin é aconselhado a instalar uma solução de grau de segurança para se proteger contra ameaças da Internet antes de acessar informações financeiras e realizar transações.
Certamente, muitos comerciantes já ouviram falar de algo como Bitcoin. O comerciante pode até saber que é uma criptomoeda que pode ser usada para pagar online sem ter que pagar juros a bancos e outras famílias
Talvez valha a pena começar pelos recursos principais. Bitcoin é uma criptomoeda descentralizada e anônima, ponto a ponto. Isso se traduz no idioma russo disponível ao público da seguinte forma: todas as transações ocorrem diretamente entre os sujeitos no princípio p2p (ponto a ponto); não existe um órgão central de governo e centros de emissão, como um banco central (descentralizado); todas as transações feitas de um sujeito para outro ocorrem por meio de chaves criptológicas (criptografadas) que protegem a transferência da intervenção de terceiros (criptomoeda).
O NEGOCIANTE deseja observar imediatamente que existe um equívoco comum de que o Bitcoin é outra moeda que pode ser impressa em qualquer quantidade se o trader obtiver acesso à máquina apropriada. Isso não é inteiramente verdade.
Quando o Bitcoin foi criado, a ideia principal era fazer não um análogo do papel-moeda, mas um análogo do ouro - aquele pelo qual a maior parte do dinheiro moderno é confirmado. O que distingue o ouro de dólares, euros, hryvnias ou rublos? O ouro é um recurso limitado. Aqueles. o ouro não pode ser extraído mais do que existe na natureza. Claro, o comerciante pode criar algum ouro, por exemplo, bombardeando mercúrio com nêutrons pesados, mas sua quantidade será extremamente escassa e o estado dos isótopos obtidos é instável.
Para obter ouro, o comerciante precisa obtê-lo. Isso leva o tempo das pessoas que estão diretamente envolvidas nesta [mineração de ouro]. Como resultado, um quilograma de ouro extraído pode ser equiparado às horas de trabalho necessárias para sua extração e posteriormente usado como um equivalente à mão de obra gratuita, trader.e. moeda.