Criptomoedas como Bitcoin e Ethereum estão se tornando cada vez mais populares devido às muitas melhorias em relação às moedas fiduciárias tradicionais. Se quiser usar qualquer uma dessas criptomoedas baseadas em blockchain, você precisará entender como as carteiras blockchain funcionam.

O artigo explica o que é carteira blockchain, dá razões pelas quais você pode usar uma carteira blockchain e descreve os diferentes tipos de carteiras blockchain. Ele também inclui uma demonstração sobre o uso de carteiras blockchain.

Os sistemas bancários tradicionais apresentam vários problemas para fazer qualquer transação. Por um lado, as transações costumam ser lentas. Por outro lado, qualquer transação tem que passar por um intermediário, como um banco, o que significa que há um ponto central de falha. E existem problemas em manter o controle de todas as contas e saldos; os dados podem ser prejudicados, manipulados ou mesmo corrompidos em vários sistemas onde as contas e saldos são mantidos. As carteiras Blockchain reduzem ou eliminam esses problemas.

O que é uma carteira Blockchain?

Uma carteira de blockchain é uma carteira de criptomoeda que permite aos usuários gerenciar diferentes tipos de criptomoedas - por exemplo, Bitcoin ou Ethereum. Uma carteira blockchain ajuda alguém a trocar fundos facilmente. As transações são seguras, pois são assinadas criptograficamente. A carteira é acessível a partir de dispositivos da web, incluindo os móveis, e a privacidade e a identidade do usuário são mantidas. Assim, uma carteira blockchain fornece todos os recursos necessários para transferências e trocas de fundos seguras e protegidas entre as diferentes partes.

É muito semelhante ao processo de envio ou recebimento de dinheiro através do PayPal ou qualquer outro gateway usado hoje, mas você usa criptomoeda. Os exemplos de carteiras blockchain incluem Electrum, Blockchain.info, Jaxx, Mycelium, Samurai e carteira de papel Bitcoin. Existem muitos mais com base nas suas necessidades e na segurança de que necessita.

Como funcionam as carteiras Blockchain?

Primeiro, vamos discutir o que são chaves privadas e públicas e como essas chaves estão relacionadas a uma carteira de blockchain. Sempre que você cria uma carteira blockchain, é fornecida uma chave privada e uma chave pública associada à sua carteira. Vamos usar o e-mail como exemplo. Se você quiser receber um e-mail de alguém, forneça seu endereço de e-mail.

Mas fornecer seu endereço de e-mail não significa que alguém poderá enviar e-mails por meio de sua conta. Alguém precisaria saber a senha da sua conta de e-mail para fazer isso. As carteiras Blockchain seguem um processo semelhante usando uma chave pública e uma chave privada juntas. Uma chave pública é semelhante ao seu endereço de e-mail; você pode dar a qualquer pessoa. Quando sua carteira é gerada, uma chave pública é gerada e você pode compartilhar a chave pública com qualquer pessoa para receber fundos.

A chave privada é ultrassecreta. É semelhante à sua senha; ele não deve ser hackeado e você não deve divulgá-lo a ninguém. Você usa essa chave privada para gastar seus fundos. Se alguém obtiver acesso à sua chave privada, há uma grande possibilidade de sua conta ser comprometida e você pode acabar perdendo todos os depósitos de criptomoeda em sua conta.

Recursos da Carteira Blockchain

Agora que você sabe como as carteiras Blockchain funcionam, é fundamental que conheça seus recursos. Aqui estão alguns dos recursos importantes das carteiras Blockchain:
  • Fácil de usar. É como qualquer outro software ou carteira que você usa para suas transações diárias.
  • Altamente seguro. É apenas uma questão de proteger sua chave privada.
  • Permite transações instantâneas entre regiões. E estes são sem barreiras, sem intermediários.
  • Taxas de transação baixas. O custo de transferência de fundos é muito menor do que com os bancos tradicionais.
  • Permite transações em várias criptomoedas. Isso ajuda você a fazer conversões de moeda fáceis.

Tipos de carteira Blockchain

Existem dois tipos de carteiras blockchain baseadas em chaves privadas: carteiras quentes e carteiras frias. As carteiras quentes são como carteiras normais que carregamos para as transações do dia-a-dia, e essas carteiras são fáceis de usar. Carteiras frias são semelhantes a um cofre; eles armazenam criptomoedas com um alto nível de segurança.

Carteiras Quentes e Carteiras Frias

Hot wallets são carteiras online através das quais criptomoedas podem ser transferidas rapidamente. Eles estão disponíveis online. Os exemplos são Coinbase e Blockchain.info. Carteiras frias são carteiras digitais off-line em que as transações são assinadas off-line e divulgadas on-line. Eles não são mantidos na nuvem na Internet; eles são mantidos offline para ter alta segurança. Exemplos de carteiras frias são Trezor e Ledger.

Com hot wallets, as chaves privadas são armazenadas na nuvem para uma transferência mais rápida. Com as carteiras frias, as chaves privadas são armazenadas em um hardware separado que não está conectado à Internet ou à nuvem, ou são armazenadas em um documento em papel. Hot wallets são fáceis de acessar on-line 24 horas por dia, 7 dias por semana, e podem ser acessadas por meio de um desktop ou dispositivo móvel, mas há o risco de roubo irrecuperável em caso de invasão.

Podemos dividir ainda mais as carteiras em três tipos:
  • Carteiras de software;
  • Carteiras de hardware, que você conecta à unidade USB; e
  • Carteiras típicas em papel, nas quais você imprime sua chave pública e sua chave privada em um pedaço de papel e as mantém em um lugar seguro.
  • Carteiras de software
  • Uma carteira de software é um aplicativo baixado em um dispositivo; pode ser um desktop ou um dispositivo móvel, ou pode ser uma carteira baseada na web que pode ser acessada online. Breadwallet, Jaxx e Copay são carteiras de software populares. Podemos categorizar ainda mais as carteiras de software como carteiras de mesa, carteiras online (carteiras da web) e carteiras móveis.

Carteiras de mesa

As carteiras de mesa são carteiras frias nas quais as chaves privadas são armazenadas em servidores frios (em sua área de trabalho). Você pode desconectar a carteira da Internet, fazer algumas transações off-line e colocá-la novamente on-line. Caso o servidor principal seja perdido, um servidor frio, basicamente seu desktop, é usado como servidor de backup.

Essas carteiras podem ser baixadas em qualquer computador, mas só podem ser acessadas a partir do sistema em que estão instaladas, portanto, certifique-se de que a área de trabalho ou a máquina na qual você está baixando a carteira seja segura (tenha um backup e esteja em um local seguro ), e que você está mantendo o hardware e não deixando a máquina ir a lugar nenhum.

Essas carteiras são definitivamente econômicas. Electrum é uma das carteiras de desktop mais populares.