Enviar bitcoin é tão fácil quanto escolher a quantia a enviar e decidir para onde ele vai.
O procedimento exato para fazer isso dependerá do tipo de carteira Bitcoin que você está usando, mas a principal coisa que você precisa saber é o 'endereço' do destinatário. Um endereço Bitcoin é uma string alfanumérica semelhante a esta:
3J98t1WpEZ73CNmQviecrnyiWrnqRhWNLy
Uma maneira de enviar bitcoin, então, é simplesmente copiar o endereço do destinatário para a sua área de transferência e, em seguida, colá-lo no campo de envio do aplicativo de carteira Bitcoin que você está usando.
Os endereços de Bitcoin também podem ser exibidos em formato de código QR. Se você estiver enviando bitcoin de uma carteira móvel como a Carteira Bitcoin, poderá usar a câmera do seu telefone para escanear o código QR do endereço para o qual deseja enviar. Isso preencherá automaticamente o endereço.
Quanto ao valor a enviar, a maioria das carteiras permite que você alterne entre mostrar o valor enviado como bitcoin (BTC) ou mostrá-lo em sua moeda local.
IMPORTANTE: as transações de Bitcoin são irreversíveis, portanto, se você enviar para o endereço errado, provavelmente nunca mais verá aquele bitcoin.
.
Qual é a taxa de rede Bitcoin?
Muitas carteiras Bitcoin (incluindo a Carteira Bitcoin) permitem que você personalize as taxas de rede Bitcoin que você paga quando envia bitcoin.
As transações de Bitcoin incorrem em uma pequena taxa que é paga aos mineiros que as confirmam. As transações com taxas mais altas associadas a elas são coletadas mais cedo pelos mineradores (que otimizam para lucratividade), portanto, as transações com taxas mais altas são mais propensas a serem incluídas no próximo lote, ou 'bloco', de transações que são adicionadas ao blockchain Bitcoin. Isso significa que você pode optar por um processamento de transações mais rápido pagando uma taxa mais alta. Alternativamente, se você não estiver com pressa para ter sua transação confirmada, você pode economizar dinheiro optando por uma taxa mais baixa. No entanto, você precisa ter cuidado porque, se definir uma taxa muito baixa, a transação pode levar horas ou ficar paralisada por dias. Não se preocupe, você nunca corre o risco de perder bitcoin definindo a taxa muito baixa. Na pior das hipóteses, você terá que esperar 72 horas com seu bitcoin no limbo até que a transação seja cancelada, momento em que você terá novamente acesso a ela.
Como as taxas de Bitcoin são determinadas?
As taxas são medidas em satoshis / byte. Um satoshi é a menor unidade divisível de bitcoin, que é 0,00000001 BTC (um centésimo milionésimo de um bitcoin). Cada transação é composta de dados, que são medidos em bytes. Transações mais complicadas envolvem mais dados e, portanto, são mais caras. De modo geral, isso significa que as transações de valor mais alto (envolvendo mais bitcoin) consomem mais dados e, portanto, exigem taxas de transação mais altas. No entanto, não é exatamente tão simples. Na verdade, é perfeitamente possível que uma transação de 1 BTC envolva mais dados (e, portanto, exija taxas mais altas) do que uma transação de 0,5 BTC. Para entender o porquê, precisamos examinar em detalhes como a blockchain Bitcoin realmente funciona.
O sistema funciona com o que é conhecido como modelo UTXO (Unspent Transaction Output), que é uma maneira eficiente e que aumenta a privacidade de gerenciar o livro razão Bitcoin. Funciona assim:
No início, as moedas são cunhadas por meio do processo de mineração. Essas novas moedas formam o que é conhecido como 'coinbase'. Agora imagine um minerador, que recebeu a recompensa atual do bloco de 6,25 BTC, enviando 1 BTC para Alice. No livro-razão, isso realmente aparece como 6,25 BTC enviado para Alice e 5,25 BTC enviado de volta para a mineradora, deixando Alice com um saldo de 1 BTC e a mineradora com um saldo de 5,25 BTC (a mineradora tem uma saída de transação não gasta de 5,25 BTC ) O sistema é análogo a pagar por algo usando uma nota de dinheiro: se o custo do item for $ 2,50, você não corta uma nota de cinco dólares pela metade. Em vez disso, você entrega a nota de cinco dólares inteira e recebe $ 2,50 em troco. Em nosso exemplo, o minerador enviou uma 'nota' de 6,25 BTC e recebeu 5,25 BTC em troca. No que se refere às taxas, embora a quantidade de Bitcoin envolvida seja significativa, a taxa para completar a transação será relativamente pequena porque a transação é relativamente simples. Isso porque há apenas uma saída (1 BTC para Alice) e vem de apenas uma entrada ou 'nota' (a transação de base de moeda 6,25 BTC). Se pensarmos que as notas ocupam espaço no livro razão do Bitcoin, podemos ver que essa transação ocupa a menor quantidade de espaço (bytes) possível.

Por que algumas transações de Bitcoin são mais caras do que outras?
Agora vamos imaginar que Alice compre mais um BTC posteriormente de um minerador diferente. Alice terá então 2 BTC em sua carteira, mas cada um terá origem em 'notas' diferentes. Na verdade, isso significa que Alice tem duas notas 1-BTC em sua carteira. Se Alice quiser enviar 2 BTC para Bob, ela enviará essas duas notas. E como mais notas significam mais dados, e mais dados significam custos mais altos, esta transação será mais cara do que se Alice tivesse enviado uma única 'nota'. Dito de outra forma, a transação consumirá mais bytes, então Alice terá que pagar mais satoshis para convencer um mineiro a incluí-lo no próximo bloco.
Para o usuário médio, isso significa que você acabará pagando significativamente mais por uma transação se ela envolver a movimentação de muitas 'notas'. Por exemplo, imagine que você recebeu cem pequenos pagamentos em sua carteira de pessoas diferentes, durante um período de meses, até que tenha acumulado um bitcoin completo. Agora, se você quiser enviar aquele bitcoin para outra pessoa, você estará na verdade enviando 100 'notas'. Isso irá incorrer em taxas significativamente mais altas do que se você tivesse enviado uma única 'nota', como nosso minerador fez no primeiro exemplo.
Como defino a taxa de rede BTC em minha carteira Bitcoin?
Isso, novamente, depende da carteira. Na verdade, muitas carteiras da web (trocas de criptomoedas) não oferecem nenhum controle sobre a taxa de rede. Em vez disso, eles têm uma taxa predeterminada (que quase sempre é mais alta do que as taxas reais que pagarão). Em outras palavras, eles lucram quando seus clientes retiram bitcoins. Esta é uma estratégia comum de geração de receita para trocas de criptomoedas.
A maioria das carteiras sem custódia, entretanto, permite que você personalize a taxa que você atribui às suas transações Bitcoin. A Carteira Bitcoin, por exemplo, tem três configurações de taxas convenientes, bem como a opção de definir taxas personalizadas. A velocidade padrão (“Rápida”) é definida para ter sua transação confirmada provavelmente nos próximos três blocos (menos de 30 minutos). Se você alterar para “Mais rápido”, você pagará uma taxa mais alta e provavelmente terá sua transação confirmada nos próximos dois blocos (menos de 20 minutos). Alterá-lo para “Eco” economizará algum dinheiro, mas ainda resultará na confirmação da sua transação nos próximos seis blocos, geralmente em menos de 60 minutos. Para usuários avançados, você também tem a opção de definir uma taxa personalizada. Você vai querer usar uma ferramenta como Bitcoinfees para garantir que está escolhendo uma taxa adequada, dado o estado atual de congestionamento da rede.