Uma troca de bitcoins é um mercado digital onde os comerciantes podem comprar e vender bitcoins usando diferentes moedas fiduciárias ou altcoins. A troca de moeda bitcoin é uma plataforma online que atua como um intermediário entre compradores e vendedores da criptomoeda.
O ticker de moeda usado para bitcoin é BTC ou XBT.
PRINCIPAIS RECONHECIMENTOS
• Uma troca de bitcoins atua como intermediária entre um vendedor e um comprador ou, para usar a linguagem criptomoeda, entre um "fabricante" e um "tomador".
• Uma troca de bitcoins funciona como uma corretora, e você pode depositar dinheiro por meio de transferência bancária, transferência eletrônica e outros meios comuns de depósito. No entanto, você geralmente pagará um preço por esse serviço.
• Se um negociante quiser negociar entre criptomoedas, ele pagará uma taxa de conversão de moeda, semelhante aos bancos institucionais quando você negocia dinheiro de diferentes países.
• As compras e vendas são baseadas no mesmo sistema de pedidos das corretoras existentes, onde um comprador (tomador) coloca um pedido com limite que é então vendido quando uma criptomoeda correspondente é disponibilizada pelo vendedor (fabricante).
Compreendendo as trocas de bitcoins
As plataformas de troca de bitcoins combinam compradores com vendedores. Como em uma bolsa de valores tradicional, os negociantes podem optar por comprar e vender bitcoins inserindo uma ordem de mercado ou uma ordem de limite. Quando uma ordem de mercado é selecionada, o negociante está autorizando a troca a negociar as moedas pelo melhor preço disponível no mercado online. Com uma ordem de limite definida, o negociante direciona a troca para negociar moedas por um preço abaixo da oferta atual ou acima da oferta atual, dependendo se ele está comprando ou vendendo.
Para realizar transações em bitcoins em uma bolsa, o usuário deve se registrar na bolsa e passar por uma série de processos de verificação para autenticar sua identidade. Assim que a autenticação for bem-sucedida, uma conta é aberta para o usuário, que deve transferir fundos para essa conta antes de poder comprar moedas.
Diferentes trocas têm diferentes métodos de pagamento que podem ser usados para depositar fundos, incluindo transferências bancárias, transferências bancárias diretas, cartões de crédito ou débito, saques bancários, ordens de pagamento e até cartões de presente. Um comerciante que deseja sacar dinheiro da conta pode fazê-lo usando as opções fornecidas por sua troca, que podem incluir transferência bancária, transferência PayPal, envio de cheque, entrega em dinheiro, transferência bancária ou transferência com cartão de crédito.
Trocas descentralizadas
As trocas de bitcoins descentralizadas são aquelas operadas sem uma autoridade central. Essas trocas permitem a negociação ponto a ponto de moedas digitais sem a necessidade de uma autoridade de câmbio para facilitar as transações.
Existem vários benefícios nas trocas descentralizadas. Em primeiro lugar, muitos usuários de criptomoedas acham que as trocas descentralizadas correspondem melhor às estruturas descentralizadas da maioria das próprias moedas digitais; muitas trocas descentralizadas também exigem menos informações pessoais de seus membros do que outros tipos de trocas. Em segundo lugar, se os usuários transferem ativos diretamente para outros usuários, isso elimina a necessidade de transferência de ativos para a bolsa, reduzindo assim o risco de roubo de hacks e outras fraudes. Terceiro, as bolsas descentralizadas podem ser menos suscetíveis à manipulação de preços e outras atividades comerciais fraudulentas.
Por outro lado, as trocas descentralizadas (como todas as trocas de criptomoedas) devem manter um nível fundamental de interesse do usuário na forma de volume de negociação e liquidez. Nem todas as bolsas descentralizadas foram capazes de atingir essas importantes qualidades de linha de base. Além disso, os usuários de uma central descentralizada podem ter menos recursos se forem vítimas de fraude do que aqueles que fazem uso de centrais com autoridades centralizadas.
Honorários
Fazer depósitos e retiradas tem um preço, dependendo do método de pagamento escolhido para transferir fundos. Quanto maior o risco de um estorno de um meio de pagamento, maior será a taxa. Fazer um saque bancário ou transferir dinheiro para a bolsa tem um risco menor de estorno em comparação com financiar sua conta com PayPal ou um cartão de crédito / débito, onde os fundos sendo transferidos podem ser revertidos e devolvidos ao usuário mediante solicitação ao banco.
Além de taxas de transação e taxas de transferência de fundos, os comerciantes também podem estar sujeitos a taxas de conversão de moeda, dependendo das moedas que são aceitas pela troca de bitcoin. Se um usuário transferir dólares canadenses para uma bolsa que negocia apenas em dólares americanos, o banco ou a bolsa converterá o CAD em USD mediante o pagamento de uma taxa. Transar com uma bolsa que aceita sua moeda local é a melhor maneira de evitar a taxa de câmbio.
Todas as trocas de bitcoins têm taxas de transação que são aplicadas a cada ordem de compra e venda concluída dentro da troca. A taxa da taxa depende do volume de transações de bitcoin conduzidas.

Os spreads de câmbio são medidas importantes ao negociar em bitcoin e variam dependendo de quão líquida é a troca de bitcoin.
Carteiras Bitcoin
Observe que uma troca de bitcoin é diferente de uma carteira de bitcoin. Enquanto o primeiro oferece uma plataforma por meio da qual compradores e vendedores de bitcoins podem negociar entre si, o último é simplesmente um serviço de armazenamento digital para que os detentores de bitcoins armazenem suas moedas com segurança. Para ser mais técnico, as carteiras bitcoin armazenam chaves privadas que são usadas para autorizar transações e acessar o endereço bitcoin de um usuário. A maioria das trocas de bitcoin fornece carteiras de bitcoin para seus usuários, mas pode cobrar uma taxa por esse serviço.
Criadores e tomadores
Os mercados de bitcoin online geralmente designam os participantes do bitcoin como fabricantes ou compradores. Quando um comprador ou vendedor coloca um pedido com limite, a bolsa o adiciona ao seu livro de pedidos até que o preço seja igualado por outro negociador na extremidade oposta da transação. Quando o preço é combinado, o comprador ou vendedor que definiu o preço limite é denominado fabricante. Um tomador é um negociante que coloca uma ordem de mercado que é imediatamente atendida.
Exemplo de uma troca de Bitcoin
Por exemplo, em uma troca de bitcoin, três vendedores de moedas estão pedindo BTC / USD 2265,75, BTC / USD 2269,55 e BTC / USD 2270,00. Um comerciante que inicia uma ordem de mercado para comprar bitcoins terá sua ordem preenchida com o melhor preço de venda de 2265,75. Se apenas cinco bitcoins estiverem disponíveis para a melhor oferta e 10 moedas por 2269,55, e o negociante quiser comprar 10 ao preço de mercado, a ordem do negociante será preenchida com 5 moedas @ 2265,75 e as 5 restantes @ 2269,55.
No entanto, um comerciante que pensa que pode obter bitcoins por um preço melhor pode definir um pedido limite para, digamos, 2.260,10. Se um vendedor igualar seu preço de venda com este pedido ou definir um preço abaixo desse valor, o pedido será atendido. Tudo isso é feito pela bolsa, que tira um percentual de cada transação para seus negócios.