O fechamento de criptomoedas tem sido um fenômeno no mercado desde o advento dos ativos digitais. Visto que existem milhares de moedas e tokens listados em centenas de bolsas de criptomoedas no universo das criptomoedas, certas moedas estão fadadas a cair pelas rachaduras. Assim como certas ações nos mercados financeiros tradicionais são ocasionalmente retiradas de uma bolsa de valores devido à não conformidade, as criptomoedas são igualmente suscetíveis. Existem vários motivos que contribuem para o fechamento da lista tradicionalmente; falência, descontinuação, fusões e aquisições (M&A) e não cumprimento dos requisitos de listagem. Embora os fatores que sustentam o fechamento de criptomoedas sejam conceitualmente diferentes dos de ações, existem algumas semelhanças com nuances.
Este artigo fará um mergulho profundo na economia do fechamento de capital de criptomoedas e nos fatores subjacentes ao fenômeno.
O que é remoção de criptomoeda?
Cancelamento da lista refere-se à remoção de uma criptomoeda (moeda ou token) ou um par de negociação (por exemplo, LTC / XMR) de uma bolsa de criptomoeda. O ato de cancelamento de registro pode ocorrer de forma voluntária a partir da solicitação do próprio projeto que gerencia a criptomoeda, por determinados motivos, como o encerramento do projeto. Como alternativa, um motivo mais comum para o cancelamento da listagem (involuntariamente) é o fato de a criptomoeda não atender mais aos diversos requisitos de listagem estabelecidos pela bolsa.
Várias bolsas importantes anunciaram periodicamente a retirada de moedas e tokens, voluntária ou involuntariamente, peneirando regularmente suas ofertas por meio do ato de retirada.
Critérios para exclusão
Vários fatores podem levar ao cancelamento da cotação de uma moeda de uma bolsa.
Incerteza regulatória
Ainda há uma área cinzenta em todo o cenário regulatório global quando se trata de ativos digitais. Embora os governos em todo o mundo ainda estejam tentando entender as moedas digitais e suas implicações, nenhum conjunto abrangente e dinâmico de regulamentações foi publicamente estabelecido e aplicado. Isso turvou o status das trocas de criptomoedas que oferecem moedas e tokens ao público em geral. No entanto, na busca de sustento de longo prazo, as bolsas de criptomoedas - especialmente aquelas baseadas nos Estados Unidos - estão assumindo a responsabilidade de autorregulação, garantindo que suas operações sigam estreitamente as diretrizes gerais ou qualquer aparência de forma legal insinuada por órgãos reguladores . Por exemplo, a Securities and Exchange Commission (SEC) nos EUA publicou um conjunto de diretrizes definindo criptomoedas que esclareceu a demarcação de uma criptomoeda como assumindo a capacidade de um título, uma moeda ou uma mercadoria. Com isso em mente, as bolsas de criptomoedas baseadas e licenciadas nos EUA são internamente obrigadas a aderir a essas diretrizes, garantindo que nenhuma moeda ou tokens de segurança seja listado em sua plataforma, para evitar o escrutínio regulamentar em torno das regulamentações de títulos. As diretrizes emitidas pela SEC não são legalmente obrigatórias ou executadas, mas as trocas de criptomoedas não estão se arriscando, com várias trocas conhecidas por remover regularmente moedas e tokens que poderiam ser classificados como tokens de segurança.
Baixo volume e liquidez
O negócio principal de uma bolsa de criptomoeda é extrair taxas de negociação e uma série de outras taxas (por exemplo, taxas de retirada). Sempre que um usuário compra ou vende uma criptomoeda na bolsa, uma taxa de negociação é cobrada. Com milhões de negociações sendo executadas diariamente, há um forte incentivo para as trocas apoiarem (e continuarem a apoiar) moedas com um alto volume de negociação. Uma criptomoeda com alto volume de negociação equivale a um alto grau de liquidez, o que implica que é uma moeda amplamente popular que os usuários negociam. Moedas com volume decrescente e baixa liquidez implicam em uma moeda que perdeu seu apelo entre os usuários, o que valida sua exclusão da bolsa. O suporte de uma moeda ou ficha na troca requer recursos econômicos que precisam ser empregados pela troca e, se a moeda tem baixa liquidez, não faz sentido financeiro que a troca continue sustentando a moeda. Dada a quantidade de moedas e tokens interessantes sendo criados diariamente, o fechamento de moedas que não parecem ter muito potencial é viável para "liberar os lugares" e alocar recursos preciosos para mantê-los.
Não adesão aos requisitos de listagem
A listagem em qualquer bolsa envolve um conjunto de requisitos aos quais o projeto deve obedecer. O não cumprimento desses requisitos pode resultar no cancelamento da cotação da moeda. Entre os principais fatores para a decisão de sair de uma bolsa estão:

1. Compromisso geral da equipe do projeto
2. Atividade, qualidade e nível de atividade de desenvolvimento
3. Estabilidade e segurança da rede
4. Grau de comunicação externa pela equipe
5. Capacidade de resposta da solicitação de devida diligência da troca
6. Casos de instâncias fraudulentas ou antiéticas
Existem muitos outros fatores que são nativos da própria bolsa. Dado que as trocas de criptomoedas estão se voltando para o cumprimento das regulamentações, a aplicação ativa e eficaz de seus critérios é um componente vital para garantir a viabilidade de longo prazo de seus negócios. Hospedar moedas ou tokens que vão contra os requisitos e a política da bolsa pode representar um risco para a reputação e até mesmo legal para as bolsas de criptomoedas.
Brechas de segurança
A segurança é a principal consideração para qualquer projeto, dada a natureza digital das operações, especialmente neste estágio nascente da tecnologia blockchain. Não é nenhuma surpresa que as principais vulnerabilidades técnicas e de segurança podem correr o risco de remover o projeto de uma bolsa. Se a vulnerabilidade de segurança ou ambigüidade técnica na rede da moeda - como um ataque de 51% - for descoberta pelos desenvolvedores internos da bolsa de criptomoedas, ações devem ser tomadas para proteger os detentores da moeda. Isso envolve idas e vindas constantes entre a troca e os membros da equipe do projeto, e se a resposta dos desenvolvedores da equipe for inferior, uma exclusão provavelmente será iniciada, por exemplo, quando a Bittrex retirou o Bitcoin Gold (BTG) após 51% ataque à sua rede.
Efeitos da Saída
Qualquer criptomoeda retirada de uma bolsa de criptomoedas - especialmente as grandes bolsas - pode sofrer impactos devastadores.
Depreciação de preço
O efeito mais óbvio é uma queda acentuada no preço no momento do anúncio. Normalmente, haverá um anúncio inicial com o objetivo de retirar a cotação de várias moedas que são atualmente negociadas ativamente na bolsa. A troca dará um tempo de espera de duas a três semanas para que os detentores de moedas se preparem para o fechamento do capital, momento em que a criptomoeda é removida permanentemente da troca, sem nenhum suporte comercial adicional para a moeda. As moedas podem perder entre 20-50% de seu valor em tal situação, especialmente se for uma troca importante.
Liquidez e Volume Reduzidos
A liquidez de uma moeda depende da quantidade de negociação que ocorre; uma moeda com baixa liquidez significa que há baixa atividade de negociação e poucas ordens de compra e venda para a moeda. A liquidez de uma moeda também pode ser afetada pelo número de bolsas que as listam; se uma moeda for negociada em muitas bolsas no mercado de criptomoedas, maior será o volume de negociação e mais profunda será sua liquidez.
Se uma moeda for retirada de uma bolsa, o volume de negociação e a profundidade de liquidez dessa bolsa desaparecerão, levando a uma redução no volume geral de negociação da moeda. Se a bolsa que anuncia o fechamento de capital é onde ocorre a maior parte das negociações pela moeda, a situação é muito pior. Com uma liquidez significativamente reduzida, reduzirá ainda mais o apelo da moeda para os usuários, uma vez que é mais difícil negociar a moeda, uma vez que há menos trocas que suportam a negociação dessa moeda.
Perda de credibilidade
Uma das principais consequências da exclusão é a perda geral de fé e credibilidade do público em relação ao projeto. Geralmente, é provável que uma moeda seja retirada de uma bolsa de criptomoedas se houver sérias deficiências fundamentais ou mudanças adversas no projeto que possam levar a problemas com sua sustentabilidade a longo prazo. A percepção do público em relação a um projeto é um dos principais determinantes do apelo e do sucesso potencial da moeda. O cancelamento da lista promove a percepção negativa da moeda e pode resultar em danos irreversíveis à reputação e credibilidade do projeto.
Conclusão
A falta de uma estrutura regulatória global e uniforme para criptomoedas elevou o papel das bolsas de criptomoedas a serem os principais “administradores” da indústria. Na busca de seu interesse por credibilidade e sustento de longo prazo como uma entidade legal em particular, as bolsas devem obedecer às diretrizes emitidas pelos principais órgãos reguladores e instituir políticas e fiscalizações rígidas para garantir que suas trocas não sejam comprometidas do ponto de vista técnico, legal e perspectivas de credibilidade. Portanto, as trocas de criptomoedas devem avaliar constantemente o status e o progresso das moedas para garantir que elas não representem um risco para a visão geral estabelecida pela troca.