Gulbenkian ONG vão poder candidatar-se a fundo de 5,8 milhões
As Organizações Não Governamentais (ONG) portuguesas vão poder candidatar-se a 5,8 milhões de euros do programa Cidadania Activa/EEA Grants, provenientes de um fundo financiado pela Noruega, Islândia e Liechtenstein, gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian.



À agência Lusa, o coordenador do Cidadania Activa/EEA Grants, Luís Madureira Pires, explicou que o programa é totalmente financiado pelo mecanismo financeiro do espaço económico europeu, criado em 1995, para que os Países não pertencentes à União Europeia (Noruega, Islândia e Liechtenstein) financiassem os Países menos desenvolvidos, que neste momento são 15.

"Dentro desse mecanismo financeiro, há uma componente que foi definida por esses Países, que será destinada directamente às Organizações Não Governamentais e que corresponde a um mínimo de 10% da dotação global para o País. No caso português, a dotação global é de 58 milhões, o que significa que 5,8 milhões de euros são destinados a este programa de cidadania activa", adiantou Luís Madureira Pires. http://www.noticiasaominuto.com/econ...s#.UVrwsxxwobw