Segundo pesquisa recente, pessoas com dieta mais variada são aquelas com a melhor noite de sono
Comer para dormir
São Paulo – Na hora de fazer dieta, quase sempre o ponto mais valorizado é o emagrecimento, mas uma pesquisa recente mostrou que a alimentação está diretamente relacionada à qualidade do sono. Outros estudos anteriores já haviam apontado uma relação entre os problemas para dormir e o excesso de peso, mas esta é a primeira vez que alimentos específicos são enumerados como importantes nesse jogo.
O trabalho, divulgado recentemente pela publicação científica “Appetite”, foi feito pela Perelman School of Medicine, da University of Pennsylvania, nos Estados Unidos. Os responsáveis usaram informações registradas em 2007 e 2008 a respeito da quantidade de horas dormidas por noite e os hábitos alimentares dos participantes para chegar à conclusão de que uma dieta balanceada e variada é muito benéfica para um bom descanso.
No estudo, os padrões de duração de sono foram divididos entre os grupos: normal (de sete a oito horas por noite), longo (nove ou mais horas), curto (cinco a seis horas) e muito curto (menos de seis horas). Percebeu-se, então, que comidas consumidas pelos que conseguiam ter sono “normal” eram diferentes em relação a outros grupos (que sofriam de insônia ou dormiam demais). A seguir, você confere quais itens foram encontrados a mais e a menos na rotina de quem dorme mal e que podem dar uma pista sobre como melhorar a qualidade das suas noites.