O que é um Índice?
Um índice é um indicador de desempenho de uma seleção de ações, destinada a representar determinado setor ou segmento de mercado coberto pelo índice de referência. Assim, um índice pode servir como um termômetro da valorização de um determinado grupo de papéis ao longo do tempo.
A representatividade de um índice pode ser tão ampla de maneira a representar uma proporção substancial do valor total de determinado mercado acionário (por exemplo, nos EUA, o Russell 3000) ou tão específica quanto um determinado setor ou país (como o índice setorial de Telecomunicações ITEL da BM&FBOVESPA ou MSCI Japan, respectivamente). Cada índice tem sua própria metodologia de composição e cálculo, que são determinadas por seu provedor. As empresas que compõem um índice são geralmente chamadas "componentes".
Quem Cria Índices de Ações?
Em 1896, a Dow Jones lançou o que é hoje conhecido como Dow Jones Industrial Average, um indicador do mercado acionári o norte-americano amplamente monitorado, composto por 30 ações de primeiríssima linha. Desde então, diversas organizações de serviços financeiros, inclusive o Morgan Stanley Capital International (MSCI), Frank Russell Company (Russell), Morningstar, Standard and Poor’s (S&P) e a Financial Times StockExchange (FTSE) desenvolveram famílias de índices que medem o desempenho de mercados financeiros amplos. Além disso, organizações como a Goldman Sachs, Cohen & Steers, KLD Research & Analytics, Inc., NASDAQ e a Bolsa de Valores de Nova York desenvolveram índices que refletem mercados selecionados dentro de suas áreas de especialização. No Brasil, a BM&FBOVESPA S.A. - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros é o principal provedor de índices de ações brasileiros, tendo criado, dentre outros, o Índice Bovespa (Ibovespa) e o IBrX-Índice Brasil(IBrX-100).
Como os Índices são Utilizados?
Existem três usos comuns para os índices.
Um índice pode servir como um termômero indicador da saúde e direção do mercado. Por exemplo, o S&P 500 é geralmente visto como um indicador do mercado acionário norte-americano como um todo. No Brasil, geralmente toma-se o Ibovespa como uma referência para o desempenho da bolsa brasileira.
Um índice pode servir como referencial (ou como no termo em inglês benchmark) para o desempenho de um gestor de investimentos. Os gestores de investimentos são normalmente avaliados por sua capacidade de superar o benchmark que reflete com mais precisão seu estilo de investimento. Por exemplo, a performance de determinado gestor pode ser medida contra a performance de um índice de empresas de capitalização média ou alta (como o Índice BM&FBOVESPA MidLarge Cap) ou das empresas mais negociadas na bolsa (como o Ibovespa).
Um índice pode servir como base para um produto de investimento, como um Fundo de Índice. Neste caso, o objetivo do gestor de um Fundo de Índice é proporcionar ao investidor o retorno auferido pelo seu índice de referência.
Mais aqui - http://br.ishares.com/misc/understan...ndex-funds.htm