Estratégias de negociação Suportes e Resistências
As pessoas lembram-se dos preços que lhe propiciaram lucros ou prejuízos. Em função disto, começam a ocorrer formação de barreiras nos preços difíceis de serem ultrapassados. Estas barreiras são as chamadas regiões de suporte e resistência. Nos movimentos de alta, a barreira é conhecida como resistência e nos movimentos de baixa como suporte. Em movimentos laterais, os níveis de suporte e de resistência ocorrem simultaneamente. Estes níveis são importantes, pois são nestes patamares, que serão travadas as novas "batalhas" entre compradores e vendedores.
A quebra de suportes ou resistências normalmente é seguida de movimentos acelerados nos preços, fruto de fechamento de posição por parte dos "vendidos"/ "comprados" e reposicionamento dos investidores que perderam a disputa. Assim, quando suportes são rompidos, ocorre uma vitória dos vendedores; no caso inverso, em que há um rompimento das resistências, dizemos que os compradores é que foram vitoriosos.
A regra para negociar usando-se níveis ou pontos de suportes e resistências parece simples: comprar no suporte e vender na resistência. Essa regra, sem nenhuma sofisticação, pode tornar uma pessoa comum em um "trader" bem sucedido, se ele conhecer o mercado e tiver uma boa metodologia de operação. Para isso, o "trader" deve saber que, muitas vezes, ocorre o rompimento dos níveis de suporte e resistência, sendo importante contar com estratégias para proteção do capital (uso de stop) e também para aproveitar esses acontecimentos. Antes de efetuar qualquer compra o "trader" precisa identificar um ponto de venda, caso o ativo mude de tendência (de alta para baixa).
Reconhecer que está errado é algo muito difícil, por este motivo o uso do "stop" é por muitas vezes esquecido. Neste momento, o "trader" precisa deixar o orgulho de lado e não assumir uma postura de luta contra o mercado. Vale lembrar que "The trend is your friend". A tendência certa é a tendência do mercado. Após a identificação de uma movimentação contrária ao seu posicionamento, é fundamental ter disciplina. Leia o artigo "Análise Técnica, Regra e Disciplina"
Exemplo de Estratégia Operacional
COMPRAR NO ROMPIMENTO DA RESISTÊNCIA
VENDER NO ROMPIMENTO DO SUPORTE
NOTA: Observar o aumento de volume em relação ao dia anterior quando ocorrer o rompimento.
Figura 1: Suportes e Resistências em uma tendência de alta.
Figura 2: Suportes e Resistência em uma tendência de baixa.
Outro ponto a ser enfatizado é que uma antiga resistência pode ser tornar um novo suporte e antigo suporte pode se tornar uma nova resistência, o que é denominado de Princípio da Inversão.
Figura 3: Identificação de suporte e resistência no gráfico de barras diário da ACESITA PN (ACES4).
Figura 4: Identificação de suporte e resistência no gráfico de candlestick semanal do AÇÚCAR CRISTAL. Observar que a antiga reistência torna-se um suporte.Fonte - http://www.rmac3.com.br/artigos/suporteresistencia.htm