George Lane
O Estocástico foi desenvolvido por George Lane, por volta de 1950, e baseia-se em que, na medida que os preços sobem, os preços de fechamento tendem a estar mais próximos das máximas. Inversamente, nas tendências de baixa, os preços de fechamento tendem a estar mais próximo das mínimas. Ou seja, rastreia a relação entre cada preço de fechamento e as máximas ou as mínimas recentes.
Como no IFR, este indicador varia entre 0 e 100. A região de sobre-compra ("overbought") fica próxima a 100 e a região de sobre-venda ("oversold") próximo a 0. O mercado utiliza os valores 20 e 80 para as regiões de sobre-venda e sobre-compra, respectivamente.
A sinalização de compra é dada pelo cruzamento da linha %K, de baixo para cima, sobre a linha %D em região de sobre-venda. A sinalização de venda é dada pelo cruzamento de cima para baixo da linha %K sobre a linha %D em região de sobre-compra.
A linha %K da versão clássica do estocástico é a posição relativa do preço em relação ao máximo dos máximos ou o mínimo dos mínimos de um determinado período. A linha %D, que também é conhecida como linha de sinal.
No estocástico temos a ocorrência de divergências, conforme descrito no artigo sobre IFR e apresentado na Figura 1.
Figura 1: Representação do Estocástico e indicação de divergência
Bibliografia:
- Murphy, John. Technical Analysis of the Financial Markets.
- Botelho, Fausto de Arruda. Análise Técnica & Estratégia Operacional.
Fonte - http://www.rmac3.com.br/artigos/estocastico.htm