Top 25
São Paulo – O setor de franquias brasileiro está amadurecendo. Essa é a visão de Claudia Bittencourt, consultora do Grupo Bittencourt, que coordenou uma pesquisa para avaliar as principais redes de franquias do país. “Nós estamos rumo à consolidação do sistema no Brasil, mas temos um caminho a percorrer em relação a gestão, sistemas e programas de incentivo”, opina.
Com uma metodologia própria, a consultoria selecionou o Top 25 do franchising. “Consideramos vários critérios como o número e a continuidade de selos que recebe da ABF, porque são os próprios franqueados que elegem, o número de unidades franqueadas que a empresa tem no mercado e a representatividade da empresa no segmento em termos de faturamento. Criamos um índice e elegemos os 25 top do franchising”, conta Claudia. A avalição, segundo ela, levou em conta todas as marcas associadas à ABF.
Em comum, as escolhidas teriam o bom relacionamento com os franqueados. “Elas têm pontos bastante similares, como respeito pelo franqueado e programa de incentivo para desenvolvimento”, diz. A lista foi feita para o 4º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios, qua acontece na próxima semana, em São Paulo. Veja nas fotos a seguir a lista elaborada pela consultoria.