A gigante da informática Microsoft anunciou esta segunda-feira um evento para 23 de setembro, no qual deveria revelar uma nova versão de seu tablet Surface, que visaria a desafiar o iPad e seus concorrentes que funcionam com o sistema Android.
O convite feito pelo grupo só informa que o evento será celebrado em Nova York e que se refere ao Surface, seu tablet de tela tátil que luta para encontrar público desde seu lançamento, em 2012.
Enfraquecido particularmente por este fracasso relativo, o chefe da Microsoft Steve Ballmer anunciou no fim de agosto sua saída da empresa no prazo de um ano.
No começo de agosto, a Microsoft teve que anunciar uma redução de 100 dólares no preço das versões de alta gama de seu tablet, a 799 ou 899 dólares segundo a capacidade de memória.
Em julho, o grupo já tinha reduzido em 30% o preço da versão básica de seu tablet devido às baixas vendas, de US$ 499 a US$ 349 dólares.
A medida se traduziu em um custo difícil pela depreciação de 900 milhões de dólares nas contas do quarto trimestre do exercício 2012-2013 do grupo, que terminou no final de junho.
Segundo a empresa de pesquisas IDC, foram vendidos apenas 900.000 Surface no primeiro trimestre e 300.000 no segundo, enquanto a Apple vendeu nos mesmos períodos, respectivamente, 19,5 e 14,6 milhões de iPads.