photo

Fórum Forex Brasil

Lugar da Comunidade Forex

+ Responder ao Tópico
Resultados de 1 a 7 de 7

Thread: Stop loss – para o trader sobreviver

  1. #1 Fechar a publicação
    Banned
    Data de afiliação
    Dec 2012
    Local
    Portugal
    Postagens
    10,737
    Obrigado
    43
    Agradecimentos 3,082 Tempos em 2,495 Postagens

    Stop loss – para o trader sobreviver


    Introdução
    Um dos traders mais respeitados do Brasil Osney José Cola da Equipe Trader escreveu recentemente um artigo na revista ADVFN sobre uma sugestão de compra de uma ação baseada em uma estratégia pré-definida em que a mesma não deu certo e isso resultou num STOP LOSS. Até ai tudo bem, STOP LOSS acontecem inclusive com os melhores traders.

    O que me impressionou na história foi que, alguns dias depois, um participante das palestras ministradas pelo renomado trader entrou entrou em contato reclamando que a sugestão de compra havia resultado num prejuízo de 50% para ele!

    Osney então indagou ao participante porque não havia acionado o STOP LOSS, a resposta foi “STOP LOSS? O que é isso?”. Casos como esse ocorrem com frequência no mercado de renda variável e podem gerar estragos irreversíveis para o “investidor” e trader iniciante.

    Though trading on financial markets involves high risk, it can still generate extra income in case you apply the right approach. By choosing a reliable broker such as InstaForex you get access to the international financial markets and open your way towards financial independence. You can sign up here.


  2. #2 Fechar a publicação
    Banned
    Data de afiliação
    Dec 2012
    Local
    Portugal
    Postagens
    10,737
    Obrigado
    43
    Agradecimentos 3,082 Tempos em 2,495 Postagens
    O trader indisciplinado e o alcoólatra

    O trader e escritor Alexander Elder afirma que o trader deve ter o comportamento de um alcoólatra em reabilitação, o alcoólatra todo dia repete a frase, “Oi, meu nome é fulano, sou alcoólatra e estou a X dias sem beber”, assim sendo, o trader, antes de começar o dia deveria dizer algo assim: “Oi, meu nome é fulano, sou um trader indisciplinado e estou a X dias executando fielmente minhas estratégias”.

    Outra similaridade entre o alcoólatra e o trader indisciplinado é a hora de parar, o alcoólatra difere do que bebe socialmente pelo fato que que não sabe a hora de parar de beber o levando a sérias consequências comportamentais e de saúde (não são raras as vezes que o alcoólatra entra em coma alcoólica) . Já o trader indisciplinado são sabe a hora de sair do trade, fica alimentando esperanças em posições perdedoras até que chega uma hora que vê seu capital totalmente corroído.

    Though trading on financial markets involves high risk, it can still generate extra income in case you apply the right approach. By choosing a reliable broker such as InstaForex you get access to the international financial markets and open your way towards financial independence. You can sign up here.


  3. #3 Fechar a publicação
    Banned
    Data de afiliação
    Dec 2012
    Local
    Portugal
    Postagens
    10,737
    Obrigado
    43
    Agradecimentos 3,082 Tempos em 2,495 Postagens
    O STOP LOSS no básico de uma estratégia

    Quando o trader define uma estratégia deve, de imediato, ter as respostas para essas três perguntas:

    - Qual é o seu ponto de entrada?

    - Qual é o alvo(objetivo) da operação, ou seja, quando vou realizar o lucro e encerrar a operação?

    - Qual é o ponto de STOP LOSS, ou seja, se a operação não der certo, em que ponto devo abandonar a operação e assumir o prejuízo?

    Vamos focar nesta postagem no último item, o STOP LOSS será dado quando quando os preços caírem abaixo do ponto definido pelo trader no caso de operações compradas ou sobem acima do ponto ponto definido em operações vendidas. Nesta postagem iremos focar em operações compradas mas o mesmo raciocínio se aplica para operações vendidas.

    Though trading on financial markets involves high risk, it can still generate extra income in case you apply the right approach. By choosing a reliable broker such as InstaForex you get access to the international financial markets and open your way towards financial independence. You can sign up here.


  4. #4 Fechar a publicação
    Banned
    Data de afiliação
    Dec 2012
    Local
    Portugal
    Postagens
    10,737
    Obrigado
    43
    Agradecimentos 3,082 Tempos em 2,495 Postagens
    STOP LOSS – Comece no automático e “esqueça” as violinadas

    Num primeiro momento não tem jeito, o trader iniciante deve colocar o STOP LOSS automático para não cair na tentação de não seguir a estratégia. Neste caso corre-se o risco de tomar uma “violinada” (quando os preços caem, pegam seu STOP LOSS e depois sobem fazendo o movimento de um violino) mas é a melhor coisa a se fazer para não incorrer em prejuízos absurdos.

    Muitos traders iniciantes e inexperientes quando tomam uma “violinada” creem que é uma teoria da conspiração com ele, de fato, um movimento de venda perto de uma região de suporte pode gerar uma espécie de reação em cadeia pois muitos estão com seus stops automáticos posicionados nessa região, mas isso está longe de ser um movimento “coordenado” para lhe derrubar. O mercado é soberano e não há modelo matemático ou gráfico que possa com 100% de certeza afirmar qual será seu próximo movimento.

    Há alguns ativos (como POMO4 e MDIA3) que as vezes geram movimentos bruscos para baixo (chamados de “agulhadas”) para depois voltar ao ponto de partida mas são exceções, na maioria dos casos, quando um ativo perde um suporte ele pode até momentaneamente subir um pouco acima do suporte mas a tendência é que volte a cair ou ficar congestionado, neste caso também não vale a pena ficar empatando o dinheiro nesse trade, há várias oportunidades boas e os recursos são limitados.

    Depois que o fato de tomar um STOP LOSS torne-se normal para você pode-se sair do STOP LOSS automático e criar algumas estratégias para evitar “violinadas”.

    Though trading on financial markets involves high risk, it can still generate extra income in case you apply the right approach. By choosing a reliable broker such as InstaForex you get access to the international financial markets and open your way towards financial independence. You can sign up here.


  5. #5 Fechar a publicação
    Banned
    Data de afiliação
    Dec 2012
    Local
    Portugal
    Postagens
    10,737
    Obrigado
    43
    Agradecimentos 3,082 Tempos em 2,495 Postagens
    Segue abaixo um exemplo no gráfico de MDIA3 onde tomei uma “violinada” num trade que efetuei, neste dia não pude acompanhar o mercado pois estava viajando num evento, assim optei por colocar um STOP LOSS automático pois o trade estava no limite do meu risco.


    Though trading on financial markets involves high risk, it can still generate extra income in case you apply the right approach. By choosing a reliable broker such as InstaForex you get access to the international financial markets and open your way towards financial independence. You can sign up here.


  6. #6 Fechar a publicação
    Banned
    Data de afiliação
    Dec 2012
    Local
    Portugal
    Postagens
    10,737
    Obrigado
    43
    Agradecimentos 3,082 Tempos em 2,495 Postagens
    Criando seu método anti-violidadas, exemplo do meu método


    Vou descrever aqui o meu método “anti-violinada” que até agora reduziu em 50% minhas “violinadas”, não é o resultado que almejei mas ainda esta em fase de testes , preciso de uma amostra maior de operações para realmente fazer um veredicto melhor. Não tenho a pretensão de tornar esse método popular, nem garanto sua efetividade, o objetivo aqui é exemplificar como um trader, após se conscientizar da importância do stop loss, pode criar uma estratégia visando minimizar as violinadas lembrando que o trader , ao montar uma estratégia, deve sempre registrar suas operações para verificar a eficácia da mesma.


    O método consiste em:


    1 – Defino o meu ponto de STOP LOSS de acordo com a minha estratégia;


    2 – No caso dos preços perderem o ponto de STOP LOSS, marco a mínima no intraday do movimento de queda que gerou o STOP LOSS, essa mínima é o meu novo STOP LOSS (momentaneamente) e coloco no automático no meu home-broker. (Se você utiliza os serviços de um agente ligue para ele e peça para colocar o STOP LOSS para você). Assim se os preços caírem de novo estou fora do trade.


    3 – No fim do dia, se os preços ficarem abaixo do ponto de STOP LOSS original (item 1), saio do trade a não ser que o candle formado tenha sido de reversão (tipo martelo ou doji), neste caso colocar um STOP LOSS automático na mínima deste candle.


    4 – A perda de um suporte mostra a perda de uma expectativa positiva no ativo, assim sendo, meu novo alvo passa ser o meu ponto de entrada.


    É boa prática escrever sua estratégia e ler ela sempre antes de executar um trade.

    Though trading on financial markets involves high risk, it can still generate extra income in case you apply the right approach. By choosing a reliable broker such as InstaForex you get access to the international financial markets and open your way towards financial independence. You can sign up here.


  7. #7 Fechar a publicação
    Banned
    Data de afiliação
    Dec 2012
    Local
    Portugal
    Postagens
    10,737
    Obrigado
    43
    Agradecimentos 3,082 Tempos em 2,495 Postagens
    Conclusão


    Aprender a respeitar o STOP LOSS é o primeiro passo pra um trader sobreviver no mercado. A atividade de fazer trades é um trabalho sério e complicado, não há “almoço grátis” nem “Eldorados” como muitas propagandas alardeiam,as perdas devem ser controladas para não haver destruição de capital e o trader deve “dar um passo atrás” para reavaliar sua estratégia quando as coisas não estão dando certo, só assim irá pavimentar o caminho para ganhos consistentes no futuro.


    Bons Negócios!


    Literatura recomendada para os que gostariam de se aprofundar em Análise Técnica

    Though trading on financial markets involves high risk, it can still generate extra income in case you apply the right approach. By choosing a reliable broker such as InstaForex you get access to the international financial markets and open your way towards financial independence. You can sign up here.


+ Responder ao Tópico

Permissões de postagens

  • You may not post new threads
  • You may not post replies
  • You may not post attachments
  • You may not edit your posts