Uma carteira de investimento é um conjunto de investimentos que compõem um património formado por um investidor com o objectivo de capitalização do valor investido.
Não há limite inferior ou superior: é possível ter uma carteira com somente um activo ou com muitos activos de várias naturezas, tangíveis (como imóveis) e intangíveis (como títulos).
Como funciona?
Ao começar o primeiro investimento, o investidor criou sua carteira de investimento. A quantidade e o tipo de ativos para compor uma carteira dependem do perfil do investidor.
À medida que novos investimentos são adicionados à carteira, esta carteira passa a ter um ou outro comportamento da rentabilidade.
Para que serve?
Ter uma carteira de investimentos bem gerenciada é importante para concretizar o desejo do investidor com seus objetivos pessoais.
A forma como é gerenciada a carteira de investimento, na escolha dos ativos, interfere diretamente no retorno potencial que a carteira pode dar ao investidor.
Diversificação
A diversificação é a pulverização do investimento entre diversos ativos, de forma minimizar o risco geral da carteira sem comprometer muito o retorno.
Gerenciar uma carteira de investimentos está diretamente ligado ao conceito de diversificação. O grande benefício da diversificação é na melhoria da relação risco/retorno.
Last edited by Trader Lusitano; 14-11-2012 at 02:28 PM.