Tribunal de Itália rejeita resgate ao banco Monte dei Paschi di Siena
Um tribunal italiano rejeitou um recurso interposto pelo banco Monte dei Paschi di Siena para que este recebesse 3,9 mil milhões de euros em ajuda do Estado.
O tribunal em Roma rejeitou a queixa do grupo Codacons que alegava que o banco de Itália e outros reguladores não tinham monitorizado de forma adequada as actividades do banco Monte dei Paschi di Siena, segundo noticia a Bloomberg.
Como parte do processo, o grupo Codacons teve acesso a uma opinião técnica do banco central sobre o Monte Paschi, esboçada no mês passado, mas que ainda não foi divulgada ao público. O banco central disse há duas semanas que as afirmações do grupo Codacons eram “inadmissíveis e sem fundamentação”.
“Bloquear a ajuda irá ferir a credibilidade de Itália”, afirmou Alessandro Frigerio, gestor de fundos da RMJ Sgr em Milão. “Nunca vimos um procedimento do governo, apoiado pelo banco central e obstruído pela justiça”.
As partes poderão ainda apelar ao Conselho de Estado dentro de 30 dias.
As acções do Monte Paschi encontram-se hoje a subir 2,39% para 0,2272 euros, tendo já avançado um máximo de 3,52%. De JN