Finanças - Austeridade na Irlanda está a dar frutos, defende governo alemão
O número dois do Ministério das Finanças da Alemanha, Steffen Kampeter, afirmou esta terça-feira que as reformas implementadas pela Irlanda "estão a dar frutos", mas alertou que "não há margem para complacência".
Num discurso proferido em Dublin, o secretário de Estado Parlamentar do Ministério das Finanças da Alemanha, Steffen Kampeter, disse que "as reformas implementadas pela Irlanda, ao abrigo do programa de ajustamento macroeconómico, estão a dar frutos", noticia a agência financeira Bloomberg.
No entanto, acrescentou que, "apesar de agora haver razões para optimismo, não há margem para complacência", uma vez que "2013 vai ser um ano exigente".
Entretanto, o comissário europeu dos Assuntos Económicos disse hoje que prossegue o trabalho com o Eurogrupo, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional no sentido de facilitar "um regresso bem-sucedido" aos mercados da Irlanda e de Portugal.
"Continuamos a trabalhar, juntamente com os Estados-membros da zona euro, bem como naturalmente o BCE e o FMI, no sentido de facilitar um regresso bem-sucedido ao financiamento dos mercados tanto para Irlanda como Portugal, quando saírem dos programas de assistência financeira", afirmou Olli Rehn, no final de uma reunião dos ministros das Finanças da União Europeia, realizada hoje em Bruxelas. Por Lusa