Quando o trader enxerga o futuro do mercado como algo concreto é sinal de que ele ainda não conseguiu desligar sua mente e emoções da forma de compensação monetária mais comum que existe no mundo, o famoso salário. Se você já teve a oportunidade de conversar com traders amadores você com certeza já ouviu falar algumas dessas frases "...eu quero ganhar X por cento ao dia, custe o que custar!", "Agora eu tenho uma estratégia fantástica que aprendi com o Guru Y e ninguém me segura, vou ganhar dinheiro todo dia. (ou toda semana ou mês)", essas frases eu acredito que fazem parte das maiores tragédias que ouvimos falar por ai, pois essas frases possuem um elevado poder de autodestruição de sua confiança e flexibilidade (duas habilidades indispensáveis para se praticar trading com qualidade) quando as coisas começarem a ir mal.

Uma coisa é certa, em algum momento o trader sofrerá um drawdown, não importa a estratégia que ele use, se você acha que isso não vai acontecer com você é melhor você rever seus conceitos e recordar-se que os maiores traders e investidores do planeta também sofrem com o drawdown e já tiveram anos inteiros de perdas, não importa se você é fundamentalista ou técnico, algum dia isso acontecerá e é melhor que você esteja preparado.

Caso você não tenha construído o seu mindset para estar preparado para essas situações existe uma chance muito alta de você se autodestruir psicologicamente e financeiramente pois as crenças as quais você baseou toda a sua filosofia de trade estão erradas e enxergar o futuro como algo concreto sem dúvida é uma dessas filosofias "autodestruidoras".