Esse tempo que parei de estudar teorias, me fez sentir o mercado de outra maneira, tive mais tempo para estudar a mim mesmo em relação a variação da minha equity e metodologia de investimentos sem procurar as respostas em livros ou grandes gurus. Eu poderia ser imparcial e resumir o que quero dizer em uma simples frase: "disciplina e controle emocional é o que realmente importa nesse negócio", mas eu quero detalhar um pouco mais o que quero dizer com isso.

Repare que na frase resumida eu não falo sobre sistema (técnico ou fundamentalista*) , gerenciamento de risco, coaching, cursos, livros, etc ... ninguém é burro o suficiente para escolher um sistema perdedor ou algum gerenciamento de risco que leva a ruína, seria muito óbvio se isso fosse verdade, e aliás, essas são as partes mais fáceis do processo, uma pessoa aplicada e competitiva se torna expert nesses assuntos em menos de 6 meses, a grande barreira, ou o grande edge entre os 95% que perdem dos 5% que ganham é a capacidade de controlar-se emocionalmente no que diz respeito à ansiedade, exagero de confiança, falta de confiança, ganância, medo, sentimento de vingança, sobrepor a realidade com os pensamentos, ter uma visão de investimento totalmente fora da realidade, etc ... e a lista é longa. Se você ainda duvidar e não acreditar no que estou dizendo (e vivendo), procure saber sobre os "Turtles", onde dois traders (Richard Dennis e Eckhardt**) contrataram pessoas de diferentes áreas para treidar seu sistema pronto e testado e a grande maioria fracassou.
Operador, trader, investidor de sucesso precisa aprender a ser um pouco "Balboa" ..!

*Fundamentalista também usa sistema, o que muda são as variáveis
** Resultado dos últimos 20 anos do fundo do Eckhardt