O Altman Z-score é uma fórmula usada para prever a falência de empresas. Esta fórmula foi concebida em 1968 por Edward I. Altman, um economista professor na New York University. A fórmula Z-score baseia-se em 5 variáveis para prever a probabilidade de falência nos próximos 2 anos. Estudos realizados sobre a eficácia desta fórmula atribuiram-lhe uma fiabilidade superior a 70%. - See more at:
Fórmula
A fórmula Z-score é:
Z = 1.2T1 + 1.4T2 + 3.3T3 + .6T4 + .999T5Com
T1 = Fundo de maneio / Total de activos. Mede os activos líquidos em relação à dimensão do balanço.T2 = Resultados transitados / Total de activos. Mede a capacidade de gerar lucro da empresa.T3 = EBIT / Total de activos. Mede a eficiência operacional sem levar em conta impostos e alavancagem.T4 = Capitalização bolsista / Total do passivo. Acrescenta a reacção do mercado como um possível indicador avançado.T5 = Vendas / Total de activos. É uma medida standard de turnover (pode variar bastante de indústria para indústria, devido a margens diferentes).Altman descobriu que o rácio do grupo de empresas falidas tinha uma média de -0.25, e o grupo de não-falidas tinha uma média de 4.48.
O rácio de Altman foi uma espécie de percursor para a actividade de credit scoring hoje largamente adoptada, tanto pela banca como por investidores, e também cosubstanciada na larga adopção de metodologias de rating de crédito.