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Thread: Finança comportamental

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    Finança comportamental





    O Homo economicus, ou "homem económico", é o conceito segundo o qual o homem é um ser racional, perfeitamente informado e centrado em si próprio, um ser que deseja riqueza, evita trabalho desnecessário e tem a capacidade de decidir de forma a atingir esses objectivos. O homem económico é, portanto, um ser idealizado, utilizado em muitas teorias económicas.

    O homem económico surgiu nas teorias económicas no Século XIX e inícios do século XX. Ultimamente, tem cada vez mais sido posto em causa, nomeadamente pelas inúmeras experiências oriundas do campo da psico-sociologia, que mostram que o comportamento do homo sapiens diverge significativamente daquele previsto pelos pressupostos de um homem económico. Essas divergências, são no campo da finança particularmente evidentes nas muitas teorias de Finança comportamental. - See more at: http://www.thinkfn.com/wikibolsa/Hom....FafC5JiU.dpuf

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    Atitudes adaptativas (Em inglês, adaptative atitudes):

    Nós desenvolvemos as mesmas atitudes das pessoas com as quais nos associamos. Os jornalistas e analistas pertencem a grupos sociais com os quais se identificam, como quaisquer outros profissionais, e consultam extensivamente o output mútuo. Isto pode levar a atitudes adaptativas, ou seja, a imitarem-se mutuamente.

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    A Aversão à ambiguidade ou aversão à incerteza (em inglês, ambiguity aversion ou uncertainty aversion)


    refere-se à preferência por riscos certos sobre riscos incertos. Tal ficou demonstrado no Paradoxo de Ellsberg, as pessoas preferem apostar na cor de uma bola escolhida de um conjunto de 50 bolas brancas e 50 pretas, do que na cor de uma bola escolhida de um conjunto de 100 bolas onde o número de bolas brancas e pretas é desconhecido.

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    A Heurística da disponibilidade

    é um enviesamento cognitivo em que o decisor se baseia em conhecimento mais facilmente disponível ou recordado, em vez de examinar todas as alternativas.

    Existem situações em que as pessoas determinam a frequência de um dado evento, ou a probabilidade de ele ocorrer, pela facilidade com que se conseguem lembrar de instâncias desse evento.

    Neste caso, é também mais fácil de recordar informação recentemente adquirida. Por exemplo, acções com grande cobertura mediática são mais facilmente adquiridas pelas massas, o que leva a que tenham um enviesamento para uma performance pior que o mercado nos dois anos seguintes. - See more at:

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    Fechar a porta do celeiro (em inglês, barn door closing),


    vem de uma frase famosa em inglês, sobre fechar a porta do celeiro após o cavalo ter fugido. Em finanças comportamentais, tal comportamento refere-se à tendência dos investidores para terem um comportamento hoje que teria sido lucrativo ontem.

    Os investidores procuram replicar sucessos nos investimentos (reais ou imaginários) investindo hoje como o deveriam ter feito no passado (mesmo não existindo razão para acreditar que esse seja o comportamento correcto hoje). -

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    Reforço comunitário (em inglês, communal reinforcement)

    é um fenómeno social em que um conceito ou ideia é repetidamente afirmado numa comunidade, independentemente de existirem suficientes provas empíricas para o suportarem.

    Ao longo do tempo esse conceito ou ideia é reforçado até ao ponto de se tornar uma crença forte nas mentes dos indivíduos, podendo ser visto pelos membros da comunidade como um facto. Este tipo de efeito facilmente se faz notar em bolhas especulativas, levando os participantes a acreditar em factos implausíveis. -

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    O Enviesamento de confirmação (em inglês, confirmation bias)

    descreve a tendência que as pessoas têm para procurar e dar mais atenção a informação que confirma a sua opinião já formada, ao mesmo tempo que ignora tudo o que contradiga essa opinião.

    É um tipo de pensamento selectivo. Este efeito leva a que os investidores/traders possam manter posições mesmo quando a informação que estão a obter já contradiz a tese que os levou a tomar essas posições, isto desde que ainda exista alguma informação, mesmo que menos relevante, que pareça validar essa tese.

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    Enviesamento conservador (em inglês, conservatism bias)

    é a tendência das pessoas para mudarem muito lentamente de opinião em resposta a factos recentes. Este efeito leva a uma subreacção das pessoas a surpresas, o que leva a que os activos tendam a continuar no sentido dessas surpresas (positivas ou negativas), uma vez que na reacção inicial não incorporam todo o significado da surpresa.

    Ou seja, este enviesamento produz momentum no mercado. Relacionado (e reforçando) este efeito, existe a tendência das pessoas terem maior dificuldade em mudar de opinião após terem tornado a sua opinião pública.

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    Anormalidade da mudança horária (em inglês, daylight saving anomaly)

    refere-se ao efeito aparentemente negativo sobre os mercados de quando ocorre a mudança horária.

    Este efeito especula-se que esteja associado à mudança dos padrões de sono dos intervenientes no mercado.

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    O efeito do falso consenso (em inglês, false consensus effect)

    refere-se à tendência das pessoas para projectar a sua forma de pensar nas outras pessoas.[1] Por outras palavras, as pessoas assumem que todos os outros pensam da mesma forma que elas. Esta suposta correlação não é suportada por dados estatísticos, levando a uma percepção de um consenso que não existe. Esta falácia lógica envolve a assumpção por um grupo ou indivíduo de que as suas opiniões e crenças são mais prevalecentes no público em geral, do que elas realmente são. Este enviesamento está normalmente presente num grupo, onde o indivíduo assume que a opinião colectiva desse grupo é equivalente à opinião da totalidade da população.

    Uma vez que os membros do grupo alcançam um consenso e raramente encontram alguém que o recuse, eles tendem a acreditar que todas as pessoas pensam da mesma forma. Como extensão, quando confrontados com provas de que o consensus não existe, as pessoas muitas vezes assumem que aqueles que não concordam com elas estão, de alguma forma, defeituosos (errados).

    Não existe uma só causa para este enviesamento cognitivo; a heurística da disponibilidade e o enviesamento da auto-atribuição são apontados como possíveis factores subjacentes. Podem também existir mecanismos de auto-preservação que explicam este fenómeno. -

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